Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Nonato Silva

Foto: Nonato Silva

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) dia após dia vem se consolidando como instrumento de transformação social, oferecendo ensino de qualidade e ampliando a oferta de serviços para a sociedade tocantinense. Investimentos em estruturas físicas, bibliotecas, laboratórios, mobiliários, frota, salas de aula e muito mais. São cinco campus nas cidades de Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis, Palmas e Paraíso, novos cursos, além da abertura dos Polos de Educação Tecnológica do projeto TO Graduado, contemplando mais 11 municípios do Estado, além da Capital.

Uma demonstração desse crescimento é o número de estudantes atendidos pela instituição nos cursos de graduação. Em 2018 a Unitins tinha 1.646 alunos matriculados para o primeiro semestre letivo. Já para o semestre 2023/1 o número é de quase 4 mil, um aumento de 237%. Por essa e muitas outras razões, a equipe gestora da Unitins tem muito a comemorar, consciente da dinamicidade da vida e que a cada dia surgem novos desafios.

O reitor da Unitins, professor Augusto Rezende, explica que a evolução do número de matrículas faz parte de um planejamento estabelecido em 2018. "Quando detectamos a necessidade de ampliarmos a oferta de vagas na Unitins. Então, montamos um plano que passava pelo oferecimento de vestibulares no meio do ano, no caso do Campus Palmas; abertura de novos campus, no caso o Campus Paraíso, com cursos novos; e, também, a ampliação de cursos em outros campus, como Pedagogia, em Palmas, Medicina em Augustinópolis, tudo isso elevou a quantidade de alunos”.

Ele completa que “como parte da estratégia da oferta também temos a execução do convênio com o Corpo de Bombeiros, com um curso específico para os Militares aprovados nos últimos concursos públicos do Estado; e o Projeto TO Graduado, de interiorização do ensino superior no Tocantins. A Unitins comemora a efetividade dessas estratégias enquanto oferta, disponibilidade de abertura de vagas, de possibilidade de levar educação superior. E isso nos deixa muito gratos e satisfeitos pela comunidade atender a essa ampliação e escolher a Unitins para cursar seu ensino superior”.

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, ressalta que a educação em todos os níveis é prioridade para o Governo e que a Unitins vem demonstrando a justa e eficiente aplicação dos recursos públicos ao atender cada vez mais pessoas com a oferta do ensino superior em 16 cidades do estado, contemplando todas as regiões do Tocantins. "É um orgulho para nós ver esse salto qualitativo e quantitativo da nossa Universidade Estadual. Quanto mais pessoas tiverem acesso ao ensino superior público e de qualidade, melhor para o nosso povo, melhor para o nosso Estado. Isso reflete no desenvolvimento regional e a Unitins é destaque nessa área. Educação transforma e a nossa Unitins tem levado transformação de vida para milhares de tocantinenses", destaca o governador.

Para a pró-reitora de Graduação, professora Alessandra Ruita Czapski, hoje a Unitins tem uma identidade firmada na sociedade tocantinense como uma identidade de qualidade, de crescimento. "E os números que apresentamos de 2018 para cá, em que temos mais de quatro mil alunos, representa todo esse processo qualitativo capitaneado pela nossa Reitoria que instituiu os ritos de universidade, instância de Conselhos, processo seletivo público para entrada de professores. Isso privilegia o trabalho dos pró-reitores, subsidia o trabalho dos coordenadores e faz com que a universidade mostre toda a sua face qualitativa”.

“Temos muito orgulho desse crescimento que a Unitins vem alcançando, pois isso vai proporcionar oportunidades de formação de nível superior, mudança e transformação da realidade das regiões e da própria vida dos nossos alunos, visto isso, também, esse processo de interiorização universitária que culminou na elaboração do TO Graduado, e que possibilita capilarizar um ensino de qualidade para mais 11 cidades tocantinenses”, comemora Alessandra.

Evasão

A Unitins vem buscando aumentar sua oferta de serviços no Estado, mas sem descuidar de uma questão que muito preocupa as instituições de ensino superior: a evasão universitária. O Núcleo de Apoio Psicossocial e Educacional da Unitins (Nape) oferece apoio ao estudante, buscando identificar as necessidades e motivações que levam ao abandono do curso e, assim, junto à equipe gestora, proporcionar condições para a não desistência.

O pagamento das bolsas de iniciação científica, por exemplo, recentemente reajustadas, é de muita importância para evitar a evasão. No período de pandemia da Covid-19, a Unitins lançou o Programa de Inclusão Digital, que emprestou 63 computadores para os estudantes mais necessitados. Em 2022, a Unitins também lançou um Edital de Concessão de Auxílio Financeiro.

A vice-reitora da Unitins, professora Darlene Castro, sempre demonstrou preocupação e empenho com a questão. “Sabemos que a evasão afeta os sistemas educacionais e constitui-se como um grande desafio para todas as Instituições de Ensino Superior, em especial no período de pandemia. Nesse contexto, a universidade buscou várias alternativas para a permanência do nosso acadêmico, reavaliando e adaptando a proposta pedagógica de cada curso, o apoio dos núcleos psicossociais de cada campus, bem como um investimento na capacitação do nosso corpo docente”, destaca.