Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Rio Araguaia é um precioso bem natural tocantinense, sendo fonte viva de fauna, energia, transporte e subsistência de milhares de tocantinenses. Pela sua importância, a ONG Amigos do Araguaia realiza há duas décadas passeios e expedições ecológicas que buscam a preservação do Rio Araguaia. O deputado estadual Luciano Oliveira (PSD) prestigiou nesta quinta-feira, 23, a abertura da 21º Edição do Passeio Ecológico Amigos do Araguaia.

Na oportunidade, o parlamentar enfatizou a importância do evento para promoção do cuidado e respeito aos rios e ao meio ambiente. “É uma grande alegria e compromisso que tenho em fortalecer esse projeto e outras iniciativas que promovam o uso consciente das nossas águas, a responsabilidade que temos por nós e pelas próximas gerações em preservar nossos rios que são de inestimável importância não somente para nosso estado, como para o país e o mundo”, destacou Luciano.

O Passeio

Os participantes passam pelos municípios de Pau D’arco, Araguanã, Santa Fé e Xambioá e encerram as atividades no dia 26. O objetivo é despertar a conscientização da população ribeirinha e usuários sobre a importância de preservar o Rio Araguaia e manter os reservatórios hídricos naturais sob vigília constante.

Durante os anos de realização do evento, foram realizadas cerca de 260 palestras sobre temas como meio ambiente, uso equilibrado das praias, degradação do meio ambiente, medicina familiar e piscicultura. Além disso, foram plantadas mais de 33 mil mudas de árvores nativas da região, como o Jatobá, Ipê amarelo, Pau Brasil, Mogno, Ingá, entre outras.

O evento conta com diversas atividades, como palestras com ambientalistas, representantes da Defesa Civil, associados de colônia de pescadores sobre pesca profissional sustentável, médicos, consultores econômicos e engenheiro ambiental. Os participantes também realizam o plantio de mudas nativas, recolhimento de lixo às margens do rio e o mapeamento das áreas degradadas ao longo do rio para que seja realizado o devido reflorestamento.