Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Além de Júnior Geo, autor do pedido de abertura, quem também aderiu foi Janad Valcari.

Além de Júnior Geo, autor do pedido de abertura, quem também aderiu foi Janad Valcari. Foto: Montagem de imagens de Talita Gregório e Dicom AL/TO

Foto: Montagem de imagens de Talita Gregório e Dicom AL/TO Além de Júnior Geo, autor do pedido de abertura, quem também aderiu foi Janad Valcari. Além de Júnior Geo, autor do pedido de abertura, quem também aderiu foi Janad Valcari.

O deputado estadual Júnior Geo (PSC) afirmou em entrevista ao Conexão Tocantins que espera contar com a “sensibilidade dos demais deputados em favor dos servidores” para conseguir emplacar a CPI do Igeprev. Geo é o autor do pedido de abertura da comissão parlamentar de inquérito que, até o momento, conta com duas assinaturas.

Além do próprio autor, quem também aderiu ao pedido foi a deputada estadual Janad Valcari (PL). O requerimento foi apresentado por Júnior Geo no último dia 21. O parlamentar disse que vem trabalhando em prol da coleta de assinaturas desde a apresentação do pedido no plenário.

O autor da proposta disse ainda que a CPI é necessária para se apurar as aplicações do Instituto de Gestão Previdenciária dos servidores públicos do Tocantins. “Precisamos romper com essa Caixa de Pandora que é o Igeprev, buscando transparência quanto as aplicações, apurando a malversação do patrimônio do Instituto e os possíveis desvios que se tem notícia desde 2005”, destacou Geo.

Quando apresentou o pedido de abertura de CPI no plenário da Assembleia Legislativa do Tocantins (AL-TO), Júnior Geo frisou que o Igeprev aplicou recursos da previdência dos servidores em, pelo menos, 30 fundos à beira da falência; em valores atualizados, as aplicações totalizam cerca de R$ 2 bilhões. Ainda segundo Geo, valores atualizados apontam, também, para mais de R$ 6 bi em recursos desviados do instituto.

Reforma

O pedido de abertura de CPI para apurar irregularidades no Igeprev ocorre em meio às discussões da reforma da previdência estadual. O conselho de administração do órgão está em tratativas com os sindicatos que representam os servidores públicos e a minuta da reforma deve chegar à AL ainda na primeira quinzena de abri.

Júnior Geo avalia que não há prejuízos em se implantar a comissão parlamentar de inquérito em meio aos debates da reforma previdenciária. “A abertura da CPI não interfere na reforma da previdência. Inclusive, é de minha autoria a proposição que solicita a audiência pública para que possamos debater e escutar os servidores estaduais, os maiores interessados com a reforma”, avaliou Geo.

“O objetivo da CPI é apurar as irregularidades existentes durantes anos. Já com a Reforma da Previdência iremos estipular as regras para o Tocantins se adequar a emenda constitucional nº 103 que altera o sistema de previdência social e estabelecer as regras de transição para os servidores ativos, dando segurança aos servidores que estiverem próximos de se aposentar”, completou.

Trâmites

Para que a CPI possa ser solicitada, são necessárias, pelo menos, oito assinaturas e, assim, apresentar o pedido à presidência da Casa. Ainda não há previsão para que o pedido seja formalizado.