Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Flagrado pela Polícia Rodoviária Federal enquanto transportava 225 quilos de cocaína e 310 kg de pasta base de cocaína, totalizando 534 kg de drogas, Weliton B. P. foi condenado a 10 anos de reclusão em ação penal proposta pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO). O regime inicial para o cumprimento da pena é o fechado, sem direito de que o réu recorra em liberdade.

Ele foi preso em 19 de agosto de 2022, enquanto trafegava pela rodovia TO-222, no trecho que atravessa a cidade de Filadélfia.

Na denúncia contra Weliton, a Promotoria de Justiça de Filadélfia relembrou todos os fatos. O réu dirigia um caminhão que continha um compartimento incomum, localizado entre a cabine e a carroceria. Foi essa alteração que chamou a atenção da polícia, que estava no local realizando uma operação de rotina por causa do roubo de caminhões e de máquinas agrícolas.

Weliton viajava de Confresa (MT) com destino a Balsas (MA). Depois de detido, ele disse que já havia recebido a quantia de R$ 20 mil pelo transporte e que receberia mais R$ 20 mil após a conclusão da ação.

O réu foi acusado com base na Lei n. 11.343/2006 (Lei Antidrogas), por realizar transporte de drogas. A pena foi aumentada por estar caracterizado o tráfico entre estados da federação.

A sentença é da 1ª Escrivania Criminal de Filadélfia e tem data de 24 de março. O MPTO atuou no processo representado pelo promotor de Justiça, Pedro Jainer Passos Clarindo da Silva.