Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Universo Espiritual

O Santuário Nossa Senhora de Fátima, realiza nesta próxima segunda-feira, 3 de abril, a cerimônia  do “Ofício de Trevas”, às 19h30.

A Semana Santa é um momento sagrado para os cristãos e começa nesse Domingo de Ramos, passa pela Quinta-feira Santa com a tradicional Missa do Lava pés, na qual celebra-se a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio cristão, passa pela celebração da Paixão do Senhor na Sexta-Feira Santa, pela Vigília Pascal no sábado à noite e termina no Domingo de Páscoa, quando se celebra a Ressurreição de Jesus Cristo.

O Ofício de Trevas é um conjunto de leituras, lamentações, salmos e preces penitenciais, onde o templo fica totalmente às escuras, iluminado apenas por tochas que se apagam aos poucos durante a cerimônia.

Segundo a Igreja Católica, a forma de celebrar é responsável pelo nome dado ao ritual, que representa o luto e a escuridão à qual teria ficado sujeita a Terra diante da morte de Jesus. O Ofício de Trevas é um momento de oração e reflexão da vida e missão de Cristo, que conduz os fiéis à oração.

Programação 

Domingo de Ramos 9h - Solene Procissão ( Saída da Praça); 9h30, Missa de Ramos; 17h Santa Missa, 19h Adoração com benção do Santíssimo, 20h Santa Missa.

Segunda-feira Santa  6h30 Missa; 19h30 Ofício de Trevas.

Terça-feira Santa – 6h30 Missa; 19h30 Missa da Unidade - na Catedral do Divino Espírito Santo.

Quarta-feira Santa– 6h30 Missa; 19h30 Procissão do Encontro do Senhor dos  Passos com Nossa Senhora das Dores; (20h30 Encenação da Paixão de Cristo).

Quinta-feira Santa – 19h30 Missa do Lava Pés e Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio Cristão; 21h Translado do Santíssimo e  Vigília de Adoração.

Sexta-feira Santa Continuação da Vigília até 14h30; 15h Celebração da Paixão de Cristo; 17h Procissão do Senhor Morto; 18h Adoração do Senhor Morto.

Sábado Santo – 19h30 Missa da Vigília Pascal

Domingo da Páscoa - 6h Missa Solene da Páscoa do Senhor; 7h30 Café comunitário; 9h30 Missa das Crianças; 19h Adoração e Benção do Santíssimo; 20h Missa Solene da Páscoa do Senhor.