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Economia

Foto: Brenda Ramos

Foto: Brenda Ramos

A Operação Páscoa, realizada pela Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), aprovou 100% dos produtos de Páscoa (ovos de chocolate e bolos de Páscoa) nos testes laboratoriais, durante ensaios metrológicos que aconteceram nesta terça-feira, 4, no laboratório da pasta. A ação fez parte do Plano de Trabalho e das ações pactuadas junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Foram testadas cinco marcas do produto – Nestlé, Texas, Decacau, Bauducco e Topcau e nenhum produto apresentou divergência durante a pesagem.

Para a realização dos testes laboratoriais, foram recolhidos ovos de chocolate e bolos de Páscoa de diferentes tamanhos e formatos. Todos foram pesados e registrados em balança própria da Agência de Metrologia Estadual, em perícias realizadas. Alguns testes contaram com a presença de representantes das marcas, que acompanharam os trabalhos da equipe técnica da AEM.

De acordo com a presidente da Agência de Metrologia, Grazielly Oliveira “a agência atua de forma preventiva para eliminar possíveis irregularidades e para garantir ao consumidor as compras seguras. O nosso objetivo é assegurar que os produtos sejam comercializados dentro das normas e padrões legais”, destaca a gestora.

Ensaios laboratoriais visam atestar a pesagem informada

Para a realização dos testes de pesos, os fiscais da Agência de Metrologia Estadual recolhem produtos das diversas marcas ofertadas ao consumidor e atendem à normativa do Inmetro de recolhimento de treze (13) unidades de cada produto para os ensaios laboratoriais, que podem ser acompanhados pelos fabricantes, que são informados por meio de carta convite de todo o processo e trâmite legal. As mercadorias são pesadas lacradas e, posteriormente, são pesadas somente as embalagens vazias para conferir o peso.

O objetivo é averiguar a pesagem, a análise da quantidade descrita nas embalagens dos produtos e verificar se eles de fato correspondem ao conteúdo.

Operação Páscoa

Para assegurar a concorrência legal e garantir que o consumidor pague somente pelo peso do produto indicado nos rótulos, a Agência de Metrologia, realizou a Operação Páscoa, na área de Pré-Medidos, com a visita aos estabelecimentos comerciais atacadistas e varejistas de Palmas, durante a semana de 13 a 17 de março de 2023.