Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO) participou na última terça-feira, 11, de reunião da Câmara Setorial da Produção e Indústria de Pescados. O pesquisador Manoel Pedroza, da área de Economia Aquícola, apresentou o Centro de Inteligência e Mercado em Aquicultura (CIAqui), espaço digital que reúne informações de diversas fontes nessa temática.

Manoel contextualizou o esforço que a Embrapa faz de manter centros de inteligência em diversas cadeias produtivas de valor, sendo a aquicultura uma delas. O CIAqui foi pensado para ajudar a resolver uma certa dificuldade de acesso fácil e organizado a informações do setor, que existiam, mas estavam dispersas em diferentes locais.

O pesquisador navegou no portal, mostrando as várias funcionalidades à disposição do público. São conteúdos como dados referentes à produção brasileira, cotações periodicamente atualizadas por diferentes instituições e publicações relevantes para o setor, independente da autoria.

“O CIAqui já é atualmente uma das principais plataformas online para acesso a informações da aquicultura, tendo em vista reunir, de forma atualizada e totalmente gratuita, um vasto conjunto de informações como dados estatísticos de produção e exportações, cotações de peixes e insumos, custos de produção, material para o drawback de exportações de tilápia, além de diversos estudos técnicos e científicos”, explica Manoel.

BRS Aqua

O CIAqui é um dos resultados do BRS Aqua, projeto que envolve mais de 20 Unidades e cerca de 270 empregados da Embrapa, além de bolsistas. Com forte caráter estruturante, já que por meio dele a empresa está incrementando sua infraestrutura de pesquisa em aquicultura, o BRS Aqua também se destaca na formação de recursos humanos especializados na área, sobretudo por conta das bolsas disponibilizadas.

São quatro as fontes de financiamento: o Fundo Tecnológico do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Funtec/BNDES); o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), cujo recurso está sendo operacionalizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa); e a própria Embrapa.

E quando terminar o projeto, como fica o CIAqui? A ideia é que, independente de estar ligado a algum projeto, o centro seja um espaço digital permanente. O pesquisador da Embrapa afirma que o trabalho é “no sentido de assegurar a continuidade do CIAqui após o término do projeto BRS Aqua. Para isso, estamos prospectando eventuais parceiros que possam trabalhar conosco nessa iniciativa”.