Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cotidiano

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Um tamanduá-mirim foi resgatado pela equipe ambiental da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) na manhã de segunda-feira,17, em uma residência localizada na Arso 33 (307 Sul), região sul da Capital.  

O animal silvestre foi encontrado pela advogada, Cristiane Mezzaroba, próximo ao portão de sua residência. “Ao sair para deixar o lixo, eu o encontrei próximo ao meu portão eletrônico. Minha primeira reação foi ligar para o Corpo de Bombeiros Militar e me informar para quem eu deveria solicitar a captura ", disse.

Ainda de acordo com a advogada, um vizinho que é servidor da Prefeitura de Palmas, a ajudou a retirar o tamanduá da beira do portão, porém o tamanduá-mirim adulto se escondeu no meio das plantas e em seguida se alojou na serpentina da cerca elétrica, permanecendo dormindo até a chegada dos agentes ambientais.

Após fazer a captura, a GMP Ambiental encaminhou o tamanduá-mirim adulto para a Área de Proteção Ambiental (APA) de Lajeado. De acordo com a GMP os animais quando estão feridos, são recolhidos e encaminhados para o Centro de Fauna do Tocantins (Cefau), instituição que cuida da reabilitação de animais que são recolhidos com ferimentos, machucados e ou debilitados.  (Secom Palmas)