Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

“Toda caixa tem uma boa história ou seria toda boa história tem uma caixa?!” É com essa pergunta na cabeça que Beltrano, O Contador de Histórias viaja por diversos lugares contando, cantando e aprendendo as histórias. O espetáculo teatral infantil é apresentado pelo ator, educador e pedagogo Wagner Bárbara, do grupo de teatro Artpalco, e será apresentado ao público de Araguaína, no Norte do Estado, no próximo sábado e domingo, 22 e 23, às 17 horas e 18h30, no auditório do CineSesc. A classificação é livre e o espetáculo é indicado para crianças a partir de um ano de idade.

A sinopse do espetáculo revela que Beltrano é um viajante destemido que “viajou por muitos lugares e terras distantes”, mas houve um lugar por onde ele passou e pelo qual se apaixonou: a Caixolândia – O País Das Caixas, de onde ele trouxe a sua gigante caixa de memórias.

Neste percurso de cerca de 45 minutos de apresentação, bonecos, livros, fantoches, árvores, plantas, sons, formas e muita imaginação saem da sua “caixola”. “É uma viagem incrível ao mundo encantado de histórias na Caixolândia, onde revisitamos algumas histórias famosas no imaginário infantil e que ainda povoam o imaginário adulto”, afirma.

No espetáculo, as famosas “Fábulas de Esopo” serão recontadas. “É necessário que o final das histórias seja sempre cruel? Ou será que podemos ter um novo final? Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, Lobo Mal estão todos lá, são amigos e colegas de viagem de Beltrano. Mais do que uma contação de histórias, este é um espetáculo teatral com surpresas inesperadas”, adianta o artista.

Trata-se de uma produção artística pautada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), desenvolvida pelo Ministério da Educação, com público-alvo voltado para crianças da primeira infância. “A chegada do Beltrano no Tocantins marca uma ampliação do repertório do Grupo Artpalco com produções para a primeira infância. Enquanto educador infantil, eu senti a necessidade de uma produção voltada para crianças pequenas e bem pequenas, que expresse a linguagem delas em fácil entendimento”, explica.

Artista

Direto de Uberlândia (MG) para Araguaína (TO), o espetáculo já encantou mais de 11 mil crianças pelo País e será apresentado abertamente ao público, pela primeira vez, no Tocantins.

O espetáculo é um solo infantil do ator Wagner Bárbara que, além dos mais de 17 anos de carreira é também comunicador, educador da primeira infância, pedagogo e contador de histórias pós graduado pela FAC- DF. A direção foi dividida entre o ator e a diretora Emanuelle Anne, que é mestre em Teatro.