Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Acidentes

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) lembra nesta sexta-feira, 28, o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Doenças e Acidentes de Trabalho. O Tocantins registrou mais de 12 mil notificações de acidentes de trabalho nos últimos cinco anos. Somente nos quatro primeiros meses de 2023, foram registrados 17 óbitos de trabalhadores e mais de 855 notificações de acidentes. Destes, 15 pessoas ficaram com incapacidade parcial permanente e 301 com incapacidades temporárias.

O Tocantins vem registrando um crescimento contínuo neste tipo de notificação, com 2.938 registros de acidentes em 2020, 2994 casos em 2021 e mais 3.224 no ano passado. Os óbitos também cresceram, com 74 vítimas em 2020, 81 (2021) e 72 no ano passado.

Uma das vítimas é o trabalhador Wenderson Mascarenhas Barbosa, que ficou parcialmente soterrado em deslizamento de terra em dezembro de 2022 numa obra de drenagem em Porto Nacional. “Foram momentos de terror, pensavam na minha família, foram mais de hora esperando me tirar daquele local. Tenho trauma e nunca mais vou trabalhar em obras assim. Ainda não posso trabalhar, tenho que fazer uma cirurgia no ligamento do joelho, estou sem renda”, disse.

Outra vítima é seu cunhado de Wenderson, Rones Anolar Carvalho, que ficou totalmente soterrado, sendo ajudado por colegas a tirar terra de sua cabeça para respirar e receber o resgate. O trabalhador teve fratura exposta e passou por procedimento cirúrgico, porém ainda não se recuperou e não está trabalhando.

“Todos esses exemplos se juntam aos milhares que já registramos, são famílias que perderam um ente querido ou estão passando por dificuldades por causa de um acidente de trabalho. Foram ações falhas, condutas erradas ou falta de conhecimento que levou este trabalhador ao acidente. Os acidentes de trabalho são uma temática que preocupa e precisa ser debatida, necessitamos que todos estejam conscientes do seu papel, para reduzir estes índices”, disse o diretor de Vigilância em Ambiental e Saúde do Trabalhador, Sérgio Luís de Oliveira Silva.

Faixa etária

Os acidentes de trabalho atingem principalmente a faixa etária economicamente ativa, com mais notificações entre os 20 e 64 anos, com registro de 3.401 acidentes entre pessoas de 20 a 34 anos, 3.887 de 35 a 49 anos e 1.446 na faixa de 50 a 64 anos. Na maioria do sexo masculino com 5.733 casos contra 3.523 no sexo feminino entre os anos de 2020 e 2022.

Acidentes de trabalho

Para o Sistema Único de Saúde (SUS) Acidente de Trabalho (AT) são todos os casos que ocorrem no ambiente de trabalho ou no percurso entre a residência e o trabalho, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, podendo causar a perda ou redução temporária ou permanente da capacidade para o trabalho e morte, independente do vínculo trabalhista.