Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Associação dos Jovens Empresários e Empreendedores do Tocantins (Ajee/TO) promove a partir desta terça-feira, 2, a 21ª edição do Feirão do Imposto, evento que ocorre anualmente em diversas cidades do Brasil tem por objetivo conscientizar a população sobre a alta carga tributária que incide sobre os produtos e serviços consumidos diariamente.

O Feirão segue até o dia 27 de maio com diversas atividades como palestras, debates e ações nas redes sociais para conscientizar as pessoas sobre a importância de se discutir a carga tributária e a transparência na utilização dos recursos públicos. Toda programação pode ser acompanhada por meio das redes sociais da Ajee Tocantins ou pelo site https://www.ajeetocantins.com.br/.

Lojas parceiras podem aderir à iniciativa e comercializar seus produtos sem o valor dos impostos para mostrar aos consumidores o quanto os tributos afetam o preço final dos produtos.

Para a presidente da Ajee Tocantins, Monnyelle Rodrigues, a iniciativa é importante para que a população entenda as questões tributárias e tudo que está envolvido no preço final do produto que consome. "O Feirão do Imposto é uma oportunidade de conscientização sobre a alta carga tributária que incide sobre os produtos e serviços. Queremos mostrar que é possível sim fazer com que essa carga tributária seja mais justa e proporcional", afirma.

Nas últimas edições do projeto, a Ajee/TO foi duas vezes premiada na categoria “Inova Feirão” por ter implementado entre suas ações a Calculadora de Impostos no site oficial da associação, tornando possível visualizar o quanto se paga de imposto em cima de cada produto. “O objetivo foi alcançar e conscientizar as pessoas, demonstrando a diferença no valor dos produtos. No site a população consegue visualizar quanto custaria se não houvesse a alta carga tributária em cima do produto”, pontua a presidente.

Para essa edição, a associação está desenvolvendo uma plataforma que vai ajudar os empresários e empreendedores a terem informações tributárias de forma mais acessível. O lançamento desse software e a programação oficial do Feirão serão divulgados em breve nas redes sociais da Ajee Tocantins.

Feirão do Imposto

O projeto Feirão do Imposto foi criado em 2002, na cidade de Joinville (SC), pelo Núcleo de Jovens Empresários da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), e mobilizou a sociedade civil para informar e, sobretudo, educar a população sobre o valor dos impostos em cada produto. Em 2012 teve uma grande conquista: a aprovação da Lei do Imposto na Nota (Lei 12.741/12), que obriga todos os estabelecimentos a incluir nos documentos fiscais o percentual e o valor aproximado de impostos pagos.

No decorrer dos últimos 20 anos, cada edição aborda temáticas relacionadas aos tributos sobre produtos e serviços, bem como a maneira como esses impostos retornam à população por meio de serviços e ações. Atualmente capitaneada pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), o Feirão do Imposto é realizado em 20 estados da federação.