Se você gosta de arte, teatro, música, dança e literatura, não deixe de conferir as atrações da Mostra Sesc Amazônia das Artes! Para celebrar a diversidade cultural do Norte do Brasil, o evento contará com espetáculos e shows gratuitos de grupos da região da Amazônia Legal e do Piauí.
Esse grande intercâmbio cultural acontecerá de 8 a 14 de maio no Centro de Atividades do Sesc Palmas, na 502 Norte.
Confira a programação:
Dia 04/05
Espetáculo: As Charlatonas
Artistas: Cia. Trupe-Açu (TO)
Classificação: Livre
Horário: 10h
Local: Teatro do Centro de Atividades do Sesc Palmas
Duas palhaças vendem suas invenções e produtos miraculosos na rua. Apesar de parceiras, suas visões de mundo são bem distintas: uma quer ganhar dinheiro a todo custo enquanto a outra coloca a ciência acima de tudo. Junto ao público, descobrirão a esperada cura para todos os males do mundo e a importância de muitas mulheres para o desenvolvimento da humanidade. Elas são As Charlatonas!
Show: Mundos
Artista: Paolo Ravley (MA)
Classificação: 14 anos
Horário: 20h
Local: Teatro do Centro de Atividades do Sesc Palmas
Depois de um intenso cronograma de lançamentos audiovisuais, Paolo Ravley finalmente entrega seu primeiro e aguardado álbum Mundos. O projeto mistura a guitarra típica do Nordeste, sintetizadores, percussões e diversos ritmos. Com músicas autorais, o artista busca através de suas letras retratar suas vivências pessoais, com amigos, família e outros temas como carnaval, amor, sonhos, melancolia e outras narrativas.
Dia 09/05
Espetáculo: A Lenda das Três Palmeiras
Artistas: Teatro GTI (AP)
Classificação: Livre
Horário: 20h
Local: Teatro do Centro de Atividades do Sesc Palmas
Inspirado no Mito das Três Palmeiras, o espetáculo conta a história envolvente pelas viagens e observações de cinco personas, através da mitologia dos indígenas Karipuna, sobre as palmeiras de açaí, miriti e bacaba. Repleto de dança, música e canto, o espetáculo é também uma linda homenagem ao estado do Amapá.
Dia 10/05
Show: Pifando na Amazônia
Banda: Pífanos Caju Pinga Fogo (PI)
Classificação: Livre
Horário: 19h
Local: Estacionamento interno do Centro de Atividades do Sesc Palmas
Formada em 2016 na cidade de Teresina (PI), a Banda de Pífanos Caju Pinga Fogo busca celebrar a cultura popular nordestina e seus ritmos e danças tradicionais. A magia e ancestralidade do instrumento Pífano, aliadas à energia da banda, são a combinação perfeita para todo mundo entrar na dança. A banda já se apresentou em grandes festivais, como o Festival de Inverno de Pedro II e Ópera da Serra e na Bienal da UNE (Salvador-BA).
Espetáculo: Augusto e o Sorriso da Lua
Artistas: Locômbia (RR)
Classificação: Livre
Horário: 20h
Local: Teatro do Centro de Atividades do Sesc Palmas
Augusto e o Sorriso da Lua conta a história de um palhaço que logo antes de ser despedido do circo resolve acabar com a tristeza no mundo colocando um sorriso na Lua Minguante. O sorriso é pego pelo Vento e logo roubado pela Morte e assim o personagem principal inicia sua jornada para resgatar a alegria perdida. A narrativa poética do espetáculo foi criada a partir de técnicas de mímica, malabares, máscaras, acrobacia, mágica, manipulação de objetos e música ao vivo.
Dia 11/05
Espetáculo: Dança do Sol
Artistas: Cia. Balé Folclórico do Amazonas (AM)
Classificação: Livre
Horário: 20h
Local: Teatro do Centro de Atividades do Sesc Palmas
Dança do Sol é inspirado no trabalho do advogado, escritor e professor amazonense, Mário Ipiranga Monteiro, conhecido por sua grandiosa contribuição para o estudo da história do Amazonas. Buscando manter acesa a cultura do folclore amazônico, o espetáculo é uma verdadeira celebração ao Sol e conta a história da adoração a esse Astro pelo olhar dos indígenas Arara, através da dança sagrada que celebra o ritual da puberdade.
Dia 12/05
Espetáculo: Maria Firmina dos Reis, uma voz além do tempo
Artistas: Cia. Núcleo Atmosfera de Dança (MA)
Classificação: Livre
Horário: 19h
Local: Teatro do Centro de Atividades do Sesc Palmas
O espetáculo é uma releitura sobre a vida e obra da primeira mulher negra a escrever um romance no Brasil, Maria Firmina dos Reis. Em paralelo à vida de Maria, a atriz Júlia Martins traz sua vivência e a de outras mulheres e homens negros, que se intercalam com a história de vida da escritora. Com seu discurso e literatura atemporal, Maria Firmina é símbolo de resistência e luta contra a escravidão.
Espetáculo: Guiança
Artista: Ireno Júnior (PI)
Classificação: Livre
Horário: 20h
Local: Teatro do Centro de Atividades do Sesc Palmas
“Dançar como quem guia, para se deixar ser guiado”
Em um mundo onde sereias e samurais podem conviver juntos na mesma realidade, as diversas formas da dança são reinventadas para compor as cenas de Guiança. Este espetáculo é um trabalho que surge da necessidade de dançar junto, tendo a ação de guiar como fundamento principal. A partir desse conceito que surge o trocadilho que nomeia a obra: Guiança.
Dia 13/05
Espetáculo: Kombinando com Cerrado
Artistas: Cia. DuCafundó (MT)
Classificação: Livre
Horário: 17h
Local: Teatro do Centro de Atividades do Sesc Palmas
Kombinando com Cerrado é um espetáculo circense que surge a partir das vivências dos idealizadores Jonatan Pontes e Edivaldo Silveira durante a pandemia do Covid-19. A dupla de palhaços de Rondonópolis (MT) percebeu que era necessário trilhar novos caminhos para conseguir sobreviver e resistir no mundo artístico. Com a motivação de criar algo novo, foi assim que surgiu o Kombinando com Cerrado, trazendo a leveza e a alegria do circo para os tempos difíceis.
Dia 14/05
Show: Os Últimos – 12 anos defendendo as cores do Rock Rondoniense
Banda: Os Últimos
Classificação: Livre
Horário: 16h
Local: Palco da Lanchonete do Centro de Atividades do Sesc Palmas
Os Últimos apresentam um show composto por músicas que compilam os quatro álbuns lançados pela banda de rock rondoniense. O grupo distancia-se do regionalismo rotulado que retrata apenas as características físicas de Rondônia, buscando abordar questões sociais que estão tanto na beira do asfalto, como na beira do rio. Os Últimos – 12 anos defendendo as cores do Rock Rondoniense é sobre o ribeirinho que chegou na cidade, mas que carrega em sua essência a originalidade na forma de falar, agir, trabalhar e se comportar diante das adversidades.
Espetáculo: Fiandeiro de Tempos
Artistas: Coletivo Iluminar (AC)
Classificação: Livre
Horário: 17h
Local: Teatro do Centro de Atividades do Sesc Palmas
Fiandeiro de Tempos é um monólogo que trata dos modos de vida e causos do homem ribeirinho amazônico/acreano, contando a história de famílias que encontram na floresta tudo que precisam, do alimento à fé. O espetáculo é inspirado por histórias da infância do ator Victor Onofre (Coletivo Iluminar). Esse trabalho foi feito a partir de um processo de pesquisa em seringais e comunidades do Rio Murú no Jordão, Serra do Môa, em Mâncio Lima e comunidade do Crôa, em Cruzeiro do Sul. Fiandeiro de Tempos traz a expectativa de resgatar e divulgar os saberes que estão se perdem com o passar do tempo. É a magia em forma de poesia, que encanta e conta a história de um povo, de um Acre um tanto quanto desconhecido.
Sesc Amazônia das Artes
É uma rede de intercâmbio das artes e da cultura, que cria laços e fortalece a criação artística, dando visibilidade para as potencialidades que aparecem no cenário cultural da Amazônia Legal e do Piauí, tornando-se um instrumento de transformação e de desenvolvimento da produção artística da região. Realizado em formato de mostras, o projeto oferece acesso a produtos culturais de forma gratuita, com apresentações e capacitação em diferentes áreas artísticas como Artes Cênicas, Música, Teatro, Circo, Dança, Audiovisual, Literatura e Artes Visuais.