Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves

Para alinhar as ações desenvolvidas nas Unidades de Conservação do Tocantins (UC’s) e, dessa forma, promover o fortalecimento das atividades socioeconômicas e ambientais nestes espaços, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da Gerência de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico, realizou de forma remota nessa terça-feira, 2, uma oficina voltada aos representantes do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins). O evento integra ações firmadas em Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre as duas autarquias.

Conduzida pela bióloga Ana Carolina Freire Carvalho, e a analista ambiental Flávia Rodrigues dos Santos, ambas do Naturatins, a oficina abordou as diversas ações desenvolvidas nas Unidades de Conservação do Tocantins, além de fornecer informações acerca de suas áreas territoriais, características socioeconômicas e ambientais, os desafios enfrentados e as ações atualmente desenvolvidas pelo órgão ambiental. “Tudo, com vistas a aprimorar e incentivar as atividades já estabelecidas pelas comunidades locais, em consonância com a conservação e preservação da biodiversidade”, explica a analista ambiental, Flávia Rodrigues dos Santos. 

A Analista Ambiental apontou ainda que, conforme o Acordo de Cooperação Técnica a atuação do Naturatins e Ruraltins é feita de forma conjunta no interior e nos entornos das Unidades de Conservação (UCS). Assim, segundo ela, cabe ao Ruraltins, a oferta de cursos sobre sistemas agroflorestais, processamentos de frutos, apicultura e meliponicultura, como alternativas econômicas e sustentáveis ligadas à agricultura familiar. “São treinamentos de relevante importância para essas comunidades. Além disso, essa aproximação nos possibilita alinhar nossas práticas ao que eles já fazem, valorizando assim, o conhecimento tradicional e fortalecendo o desenvolvimento socioeconômico, em conformidade com a preservação e conservação dos nossos recursos naturais”, destacou.

Quanto às ações executadas pelo Naturatins, a Analista Ambiental destacou que elas são desenvolvidas em conformidade com as características de cada Unidade de Conservação. Em linhas gerais, Flávia Rodrigues ressalta que o foco é proteger a fauna, a flora, o solo, manter a qualidade das águas, as características geológicas, geomorfológicas e cênicas de acordo com as peculiaridades de cada região.