Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Quinze servidores da Secretaria de Estado da Saúde – SES-TO estão em uma visita técnica ao Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Essa atividade faz parte da pós-graduação em “Excelência Operacional na Área da Saúde” do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde (MS) desenvolvido em parceria com hospitais de referência, como o Albert Einstein.

A programação aconteceu nos dias 2 e 3 de maio na Unidade Einstein do Morumbi/SP. No primeiro dia teve visita ao Centro de Simulação Realística, com vivência da simulação e oportunidade de trabalhar com as ferramentas básicas do Lean e visita aos hospitais públicos Moisés Deustch (MBOI) e o Hospital Municipal Vila Santa Catarina, ambos gerenciados pelo Albert Einstein. Já no segundo dia foi feita uma visita às áreas de garantia da receita, fluxo do paciente, laboratório e pronto socorro.

Segundo a superintendente de Gestão e Acompanhamento Estratégico da SES-TO, Luiza Regina Dias Noleto, essa visita está dando a oportunidade para os profissionais da SES-TO juntamente com profissionais do Estado do Pará, Roraima e Amapá de conhecer a realidade da assistência hospitalar ofertada por um Hospital de excelência em São Paulo. “Nessa atividade estamos conhecendo a unidade central do hospital no Morumbi e também dois hospitais públicos gerenciados pelo Einstein. Foi uma ótima experiência conhecer uma outra realidade com protocolo e rotina, mas que é possível ser aplicada no SUS e no Tocantins.”

A diretora de Integração Multiprofissional do HGP, Noemia Sampaio de Andrade, que também está participando da visita em São Paulo, falou da experiência. “Visitamos várias unidades dos hospitais públicos, como pronto socorro, centro cirúrgico, além de unidades administrativas como o próprio faturamento, o SAMI, nutrição e farmácia. É uma forma de vivenciarmos essa metodologia que eles usam para adaptar e levar para a nossa realidade no HGP e também desenvolver projetos de melhorias na nossa unidade.”

O curso também busca incentivar o desenvolvimento de projetos aplicados nas instituições em que atuam os servidores, abrangendo diferentes campos da área de gestão hospitalar a partir de problemas reais. Os Hospitais do Tocantins estão desenvolvendo os projetos de intervenção: Desenvolver melhorias no processo de Faturamento do Hospital Geral de Palmas-HGP; Redução do tempo de atendimento inicial do Pronto Socorro do Hospital Regional de Araguaína – HRA e Análise da Demanda de Consultas Especializadas Pré-Cirúrgica do Hospital Regional de Gurupi-HRG.

Proadi-SUS

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), em parceria com o Ministério da Saúde, irá capacitar profissionais do SUS em gestão e excelência operacional por meio de um curso de pós-graduação que contempla projetos aplicados com foco em problemas reais das organizações de saúde envolvidas.

O projeto é conduzido pelo Hospital Israelita Albert Einstein, uma das seis instituições de excelência que compõem o Proadi-SUS. O objetivo desse projeto é garantir uma prática eficaz, capaz não somente de solucionar problemas, mas também de melhorar o contexto social por meio de uma gestão responsável e do uso eficiente dos recursos públicos.