Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Luciana Pires

Foto: Luciana Pires

Metade das pessoas que vivem na região Norte (50%) está pessimista com relação à recuperação da economia do País e só acredita que a situação vai melhorar em 2024. Os dados são da última pesquisa Radar Ipespe - Febraban, divulgada neste início de maio. Os que já enxergam a recuperação somam apenas 7%, enquanto 28% pensam que ela virá ainda em 2023.

A pesquisa revela ainda que o pessimismo é menor com as finanças pessoais e da família: 24% dizem que já se recuperaram, 37% aguardam essa recuperação este ano e 21% só projetam isso para 2024.

O levantamento indica que 15% acreditam que o País já voltou a crescer no ano passado, enquanto 37% esperam que esse crescimento aconteça em 2023 e outros 34% projetam essa retomada apenas para depois deste ano.

Para os próximos seis meses, 33% acham que o desemprego vai aumentar e 44% apostam que vai diminuir. Outras percepções detectadas na pesquisa: para 43%, a taxa de juros deve aumentar e para 24% vai diminuir; Já a percepção sobre a inflação é de que aumentará na opinião de 43% e diminuirá para 34% dos entrevistados.

Realizada entre os dias 14 e 19 de abril, com 2 mil pessoas nas cinco regiões do País, esta edição do Radar Febraban mapeia as expectativas dos brasileiros sobre este ano, tanto em relação à vida pessoal, quanto em relação à política e à economia do País.

Tags: Febraban, Ipespe