Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As escutas setoriais para a Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de julho de 2022), realizadas pela Secretaria da Cultura do Tocantins (Secult) em transmissões on-line na última semana, já somam mais de 870 visualizações. Cada dia teve o propósito de atender grupos artísticos de diferentes setores da cultura tocantinense, contemplando as mais variadas formas de arte e cultura. 

O primeiro dia de escuta reuniu o setor audiovisual, segmento que receberá a maior parte dos repasses da lei, já que os recursos financeiros estão dispostos no Fundo Setorial do Audiovisual e são provenientes de diversas fontes do setor. O segundo dia contemplou as linguagens culturais das artes visuais, artes cênicas, música e literatura, enquanto o último encontro foi voltado para o patrimônio material e imaterial, povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, quebradeiras de coco, quadrilhas juninas, capoeira e povos de terreiro, entre outros.

Cada dia de escuta reuniu artistas, produtores culturais e representantes de grupos distintos, que compartilharam seus comentários em relação a lei, que deve ser regulamentada esta semana, no dia 11 de maio, em Salvador (BA). Os encontros on-line foram conduzidos pela equipe da Secult, representada pela secretária executiva, Valéria Kurovski, pela superintendente, Kátia Maia Flores, e pelo diretor, Wanderson Ramos. Também participaram Karin T. Dias, presidenta do Conselho de Políticas Culturais, Eva Pereira e Cícero Belém, membros da Operativa Estadual Paulo Gustavo, e Ana Cláudia Mumbuca, representante da Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais.

Além da participação ao vivo, a Secult disponibilizou um e-mail criado especificamente para o recebimento de sugestões, mesmo após as escutas, observações que foram recebidas até o último dia 7 de maio. As escutas aconteceram no canal oficial do Governo do Tocantins, no Youtube, e permanecerão salvas para aqueles que não puderam participar nos dias em que foram transmitidas ou quiserem rever os encontros.