Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Marcos Sandes / Secom Araguaína

Foto: Marcos Sandes / Secom Araguaína

“Cresci acompanhando minha mãe na feira, sempre achei o ambiente incrível, cheio de cores, conversas, da empolgação dos vendedores. Sempre observei que era um lugar não só de compras, mas de encontros, de alegria”. Foi a partir dessa observação que o produtor de audiovisual João Gonçalves idealizou o documentário Feirantes – Além da Feira.

Com a captação do recurso federal por meio da Lei Paulo Gustavo, João e a equipe da Quarto Films arregaçaram as mangas e mergulharam no universo dos feirantes, vivendo dias de campo acompanhando o plantio, o cuidado, a colheita e os processos até os alimentos chegarem na feira.

“Foi uma honra abordar esse tema e conhecer as histórias, as lutas, a garra e a determinação dos feirantes. Com certeza saímos mais amantes da feira depois de conhecer os bastidores”, conta o produtor.

O resultado dessa imersão terá sua primeira exibição nesta sexta-feira, 27, às 19h30, na Praça CEU, no setor Araguaína Sul. A classificação é livre e a entrada gratuita.

Lei Paulo Gustavo

Promovida pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, a Lei Paulo Gustavo, regulamentou ações emergenciais destinadas ao setor cultural, adotadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da Covid-19 em todo o país.

A legislação liberou recursos para fomentar produções audiovisuais, curtas-metragens, médias-metragens, cinema de rua, cineclubes, videoclipes, podcasts, desenvolvimento de roteiros, dança, artes visuais, circo, cultura circense, leitura, artesanato, entre outras manifestações artísticas.

Ao todo, o Tocantins contou com incentivo de R$ 25 milhões via Lei Paulo Gustavo para o setor. O valor correspondente a Araguaína foi de R$ 1,53 milhão.