Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) vai reestruturar o acervo fotográfico da pasta. São mais de três décadas de registros históricos que receberão espaço novo e depois serão disponibilizados para pesquisa e consulta pública. A reforma será realizada pela Secom em parceria com a Controladoria-Geral do Estado (CGE), que cederá um espaço para que o trabalho seja realizado. Nessa segunda-feira, 8, os gestores de ambas as pastas visitaram o acervo, localizado no prédio da CGE, para verificar as condições do arquivo e viabilizar a revitalização.

A medida foi uma determinação do governador Wanderlei Barbosa, pela preservação de parte importante da história do Tocantins. “Desde os primeiros dias de criação do Tocantins, em 1989, os repórteres fotográficos da Secom vêm registrando fatos históricos e acontecimentos importantes que marcaram a vida do povo tocantinense. Não podemos permitir que todo esse patrimônio se perca; pelo contrário, ele precisa ser revitalizado, modernizado e aberto ao público, para que a população conheça a sua própria história. Pois um Estado que não tem memória, não tem futuro”, afirmou o Governador.

“Esse resgate da memória é fundamental. Não tem como a gente olhar para frente sem saber de onde a gente veio. Então, temos uma história riquíssima que, como o Estado começa, lá em 1989, mas que conta com mais de 200 anos de trajetória. O que pretendemos fazer não é uma questão de Governo, mas de Estado”, completou Márcio Rocha, secretário de Estado da Comunicação.

O secretário também explicou como será feita a reestruturação do acervo. “A CGE disponibilizou salas para a ampliação do espaço físico do acervo e também para que servidores possam trabalhar na digitalização do material. Posteriormente, o acervo será aberto para pesquisadores, estudantes e comunidade em geral”.

Em seguida, o trabalho da Secom se unirá à Secretaria da Cultura para poder disponibilizar uma parte do acervo à população em geral. "Eu acredito que muito em breve vamos conseguir avançar nesse sentido, fazer realmente esse resgate da memória histórica do Tocantins, que é tão importante para todos nós”, finalizou Márcio Rocha.

O controlador-geral do Estado, José Humberto Muniz Filho, disse que chegou a ficar emocionado durante visita ao acervo. “Em minha opinião é um dos acervos mais ricos do Estado; fiquei emocionado com o material que vi lá. A revitalização do acervo, conforme determinou o Governador, é fundamental para a preservação da história do Estado do Tocantins”, frisou.