Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Tradição da cultura popular da região, a Festa dos Velhos de Cristalândia chega a 42ª edição em 2023 e acontece no próximo sábado, 20 de maio, na Praça do Setor Andrelina. A Prefeitura de Cristalândia promove a festividade em uma estrutura de alto padrão, a partir das 22 horas. A expectativa é superar o público de 2022, que foi de mais de 7  mil pessoas.

A festa tem uma história que representa o gosto da comunidade local por lazer e integração. Conforme lembram alguns dos participantes das primeiras edições, a festa no setor Andrelina surgiu da mobilização de artistas locais e membros da comunidade que, excluídos da festa de gala que tinha o mesmo nome e era realizada em salões de eventos na cidade, reuniram-se na praça, ao ar livre, e tocavam e dançavam o tradicional forró até amanhecer o dia. Aos poucos, os próprios frequentadores da primeira festa aderiram a manifestação popular, e todos reuniram-se na atual Festa dos Velhos.

42ª edição  

A animação da edição 2023 da Festa dos Velhos de Cristalândia fica por conta de diversos sanfoneiros, entre eles: Camarão do Acordeon, Danilo do Acordeon, Marciano Marçal e Cia, Marcilon do Acordeon, Antista do Acordeon, Trio Forró Pesado e Juquinha Acordeon, com direito a participação especial de Chiquinho Chokolate.

O prefeito Big Jow assegura que a festa só será encerrada às 11 horas do domingo, 21. “Essa é a cultura da nossa cidade, e vamos manter a tradição popular, a característica alegre da nossa gente”, enfatiza.