Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Frederick Borges

Foto: Frederick Borges

O gabinete da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) na Agrotins está de portas abertas para investidores que pretendem ampliar negócios ou iniciar novos empreendimentos no Tocantins. Nesta última quinta-feira, 18, o secretário da pasta, Carlos Humberto Lima, recebeu representantes de entidades públicas e privadas para tratar de parcerias que visam o desenvolvimento econômico sustentável do Tocantins.

Uma das propostas de parceria busca certificar produtores de carne tocantinenses para a venda de proteína animal ao mercado consumidor muçulmano. Em outra agenda, o secretário recebeu representantes de uma mineradora que busca incentivo fiscal para explorar uma mina de ouro no município de Monte do Carmo.

"O governador Wanderlei Barbosa tem a preocupação, e já determinou, que todas as atividades econômicas possíveis no Tocantins sejam incentivadas e desenvolvidas de forma sustentável. Dessa forma, estamos trabalhando em um projeto de Estado de desenvolvimento para 20 anos que apresentamos a todos os investidores que nos procuram, visando atrair novos investimentos para o estado", afirmou o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima.

Carne Halal

Com cerca de dois bilhões de muçulmanos em todo o mundo, o mercado de produtos halal busca novos fornecedores para atender à demanda crescente da comunidade islâmica. A empresa Fambras Halal certifica produtos para este segmento de consumidores e procurou a Sics para fomentar a atividade no estado.

"A certificação halal abrange diversos produtos e serviços, desde cosméticos até a planta de uma empresa que vai produzir e fornecer produtos à comunidade muçulmana. No caso da carne, há regras simples quanto à forma como o animal é criado e abatido para o consumo", explicou Nasser Sati, diretor de parcerias estratégicas da certificadora.

O presidente do Sindicato das Indústrias de Carnes do Tocantins (Sindicarnes), Gilson Cabral, aconselhou a reunião e disse que a entidade, juntamente coma Sics, vai facilitar as articulações com a indústria local para fornecer produtos halal. "O sindicato vai fazer o elo entre a certificadora, e os frigoríficos do estado para explicar quais as adequações necessárias para a certificação e a abrangência do mercado consumidor interno e externo", explicou.

Mineração

Também estiveram com o secretário representantes da mineradora Cerrado Gold. A empresa já investiu cerca de R$ 200 milhões em pesquisas e há previsão de mais R$ 750 mi na instalação da mina e da planta de processamento de minério de ouro no município de Monte do Carmo.

A empresa busca incentivo fiscal para potencializar a atividade. "Nós viemos fazer o protocolo do Proindústria por entender que, a nível nacional, é um benefício moderno, e de caráter bem avançado, que certamente vai auxiliar nossas operações e, em contrapartida, fomentar o desenvolvimento do estado", afirmou Lucas Calmon, diretor financeiro da empresa.