Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O calendário de Recebimento Itinerante (RI) de embalagens vazias de agrotóxicos teve início no Tocantins com duas edições que foram realizadas nos municípios de Pium e Divinópolis nos dias 22 e 23 de maio. E os dados divulgados pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), que é parceira na ação, apontam que foram devolvidas nos dois municípios 6.209 embalagens, atendendo diretamente mais de 50 pequenos e médios produtores rurais.

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Agrotóxicos da Adapec, Juliano Milhomem, disse que o RI se tornou uma opção viável para os pequenos e médios produtores rurais que estão em regiões mais distantes dos postos e centrais de devolverem suas embalagens de forma correta, permitindo a retirada deste passivo do campo.

O RI é realizado com a contribuição de diversos parceiros, e a Adapec realiza na ação, o processo de sensibilização junto aos produtores rurais dos municípios para que façam a devolução das embalagens, promove palestras de educação sanitária em escolas rurais, assentamentos sobre a importância da devolução das embalagens, formas corretas de armazenamentos, uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), cuidados no manuseio e aplicações dos produtos.

Nos dois municípios a ação contou com o apoio da Adapec, do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), Central de Silvanópolis dirigida pela Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários de Porto Nacional (AREIA), prefeituras municipais de Pium e Divinópolis e sindicatos rurais de Pium e Divinópolis.