Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A comitiva do Tocantins que esteve na Aquishow 2023 retornou para o Estado otimista quanto aos resultados obtidos na maior feira do setor aquícola do Brasil. Realizado em Ribeirão Preto-SP, nos dias 23 a 25 de maio, o evento recebeu aproximadamente sete mil visitantes, entre empresários, investidores, gestores públicos, profissionais da área e produtores de pescados.

A secretária da Pesca e Aquicultura, Miyuki Hyashida, conta que a Aquishow foi bastante movimentada, com muitos atendimentos a pessoas de vários lugares do Brasil interessadas no Tocantins. “Nossa participação foi ativa em palestras, rodas de conversa e reuniões sobre negócios em diversas vertentes. Considero que foi um sucesso e que colheremos frutos em breve”, disse a gestora.   

A piscicultora Marinalva Ferreira Moura, que atua no Parque Aquícola Sucupira, em Palmas, disse que sua visita à feira serviu para acompanhar a evolução tecnológica, especialmente a parte de maquinários para o processamento de peixes. Além disso, ela tirou dúvidas sobre a vacinação de tilápias, espécie que produz. “Comprei o que precisava com muita facilidade e preço em conta. Também aproveitei para vender couro de tilápias, que é usado no artesanato”, comemorou a produtora.

O servidor da Secretaria da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Seagro), Thiago Tardivo, foi um dos técnicos que representou o Estado na Aquishow. Na sua avaliação, a presença do Governo do Tocantins foi excelente. “Nosso estande foi visitado por representantes de outros estados e recebemos muitos elogios. Por isso, vislumbramos muitas parcerias futuras”, afirmou.

Nesta 12ª edição da Aquishow, o Tocantins foi representeado por 22 pessoas oriundas da iniciativa privada, Seagro, Secretaria da Pesca e Aquicultura (Sepea), Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), Sebrae/TO, Embrapa Pesca e Aquicultura/TO, Prefeitura Municipal de Gurupi e demais instituições.