Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

Uma das manifestações culturais mais esperadas pelos moradores de Araguaína e região é a 33ª Cavalgada, que será realizada no dia 4 de junho, domingo, a partir das 8 horas. A Prefeitura de Araguaína apoia a realização do evento no cadastramento das tendas, medidas de fiscalização dos espaços ocupados, volume do som, maus tratos dos animais e segurança do público.

Dentre as orientações que os participantes devem ficar atentos está a montagem das tendas ao longo da Avenida Cônego João Lima, principal via por onde as comitivas passa. O prazo final para providenciar a documentação é até 2 de junho, sexta-feira, junto à FUNAMC (Fundação de Atividade Municipal Comunitária), que funciona de segunda à sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, na Rua Humberto de Campos, nº 508, Bairro São João.

Os interessados devem informar o tamanho da tenda (comprimento e largura), providenciar cópias do RG, CPF, comprovante de residência e fotos impressas de três possíveis locais para a montagem.

“Outro cuidado está na instalação nas estruturas nas calçadas em frente aos pontos comerciais, que deve ter uma autorização do proprietário. Caso o responsável pela tenda seja o dono do comércio, precisará apenas apresentar o espelho do CNPJ”, explica Nicásio Mourão, diretor do Demupe (Departamento de Posturas e Edificações).

Se a estrutura tiver cobrança de portaria, o responsável deve buscar a autorização do Demupe, que fica na Rua 25 de Dezembro, anexo ao prédio da Prefeitura no centro da cidade. As tendas com estruturas de palco e/ou com capacidade para mais de 50 pessoas devem solicitar o alvará para o Corpo de Bombeiros.

Atenção aos horários

No sábado, 4 de maio, a partir das 15 horas, a Rua das Mangueiras será interditada para a montagem das tendas na região central da cidade. No dia da Cavalgada, as estruturas de todas as ruas do percurso deverão ser retiradas até às 15 horas. Após esse horário, os responsáveis estarão sujeitos a advertências e multas.

Durante a Cavalgada, equipes do Demupe, da ASTT (Agência de Segurança, Transporte e Trânsito) e da GMA (Guarda Municipal de Araguaína) fiscalizarão qualquer descumprimento da lei quanto ao uso ou ocupação de espaços públicos e perturbação do sossego público, como estacionamento em canteiros centrais, nas calçadas, na contramão de direção, ruas fechadas sem autorização e som automotivo.

Proibição de maus tratos

A Prefeitura estará com duas equipes de fiscalização do Meio Ambiente, somadas às equipes da Polícia Militar e Polícia Militar Ambiental, para coibir os maus tratos aos animais das comitivas. Os fiscais ficarão atentos a sinais de sangramento e exaustão, assim como o uso de apetrechos que possam machucar os animais, como pinholas e esporas pontiagudas.

“Se forem constatados os maus tratos, o responsável receberá um auto de infração e será impedido de continuar na Cavalgada. O animal será separado das comitivas e, se tiver em condições físicas, será devolvido ao dono. Caso contrário, será recolhido para o Centro de Controle de Zoonoses, onde ficará à disposição por cinco dias para o dono retirar mediante pagamento de uma taxa. Depois desse prazo, o animal vai à leilão”, informa Oriale Barbosa, diretor de fiscalização ambiental.

A mesma situação vale para os animais que forem encontrados soltos perambulando pelas ruas. Serão dois veículos do CCZ à disposição para fazer o recolhimento, se for necessário

Segurança

A GMA participou de todas as reuniões de alinhamento com o SRA (Sindicato Rural de Araguaína) e demais forças de segurança do Estado para garantir o bem-estar do público, cavaleiros e amazonas durante a Cavalgada. “Colocaremos o máximo de efetivo à disposição da população e qualquer denúncia pode ser feita para a Guarda pelo 153”, informou o comandante Renilson Galvão.

Além dos órgãos municipais, a Polícia Militar estará com reforço de efetivo em viaturas e motos nos principais trechos do trajeto da cavalgada. Haverá também uma equipe do policiamento que acompanhará as comitivas durante o trajeto.

Na Avenida Filadélfia, uma equipe do Batalhão Policial Militar Rodoviário estará presente com intuito de garantir segurança e a fluidez da Cavalgada e a Polícia Ambiental também atuará para evitar os maus tratos de animais.

Ao final do evento, a partir das 15 horas, será iniciada uma operação em parceria com os órgãos de fiscalização a fim de evitar perturbação do sossego público.

33ª Cavalga de Araguaína

O Sindicato Rural de Araguaína, organizador da Expoara (Exposição Agropecuária de Araguaína) e da Cavalgada, estima a participação de 40 comitivas no evento deste ano, que terá um trajeto de quatro quilômetros, passando pela Avenida Cônego João Lima, Praça das Bandeiras, Avenida Castelo Branco, Rua 13 de Maio, Avenida Prefeito João de Sousa Lima e Avenida Filadélfia até chegar ao Parque de Exposições Dair José Lourenço.