Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Washington Luiz

Foto: Washington Luiz

Uma comitiva com representantes de instituições de meio ambiente de várias regiões do País realizou visita técnica ao Parque Estadual do Jalapão (PEJ), Unidade de Conservação (UC) gerida pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). A visitação iniciada na sexta-feira, 26, e concluída nesse domingo, 28, foi iniciada após uma agenda de reuniões e encontros de grupos de trabalho da Associação Brasileira de Entidades Estaduais do Meio Ambiente (Abema) realizada em Palmas.

A agenda da Abema no Tocantins foi promovida pelo Governo do Estado por meio da articulação entre Naturatins e Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). Para o presidente Renato Jayme, a visitação foi oportuna para o Governo mostrar ao Brasil o que tem sido feito para promover o desenvolvimento sustentável no Tocantins, ao mesmo tempo em que se protege e conserva a rica biodiversidade de fauna e flora. "O Tocantins está mostrando para o Brasil aquilo que vem sendo desenvolvido ao longo de décadas no sentido da preservação e fortalecimento de nossas UCs através de políticas públicas que envolvam as comunidades, a conscientização e a preservação das belezas naturais, dos nossos atrativos e de tudo aquilo que fomenta o turismo, segmento forte no Tocantins, com sustentabilidade, preservando os valores, fortalecendo a cultura e apoiando as comunidades", pontuou o gestor.

A visita começou pela Cachoeira da Velha e Dunas, um dos principais atrativos naturais da região, que são geridos pela autarquia. Na comunidade Mumbuca, a programação contou com uma vivência pela cultura local em que o artesanato do capim-dourado foi evidenciado. "O saldo foi extremamente positivo, algo importante para o Estado do Tocantins porque deu visibilidade ao País todo. Cumprimos nosso papel, prestamos um serviço a todos os secretários e presidentes de órgãos de meio ambiente, tanto em Palmas, com as reuniões, e na visita técnica ao Jalapão", avaliou o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcelo Lelis.

"Encerramos a reunião ordinária da Abema aqui no Tocantins, a Abema itinerante, foram dias intensos de muito aprendizado conhecendo as realidades do Tocantins. Fizemos inúmeras definições sobre pontos relevantes da agenda ambiental nos estados. As visitas técnicas impressionaram, não apenas pela beleza natural, mas como o Estado tem enfrentado desafios de logística e, ainda assim, realizado um excelente trabalho para manutenção e exploração adequada do Parque Estadual do Jalapão. O Jalapão impressiona pelas suas belezas extraordinárias, como a natureza foi benéfica para o Tocantins com as Dunas, com o processo natural. Ficamos todos emocionados na comunidade quilombola do Mumbuca, com exemplo de mulheres fortes, artesãs que mudaram a condição econômica e social daquela comunidade com o artesanato do capim-dourado", ponderou Mauren Lazzaretti, secretária de Meio Ambiente de Mato Grosso e presidente da Abema.

Sobre o Parque

Criado pela Lei Estadual n° 1.203, o Parque Estadual do Jalapão completou 22 anos de criação neste ano, e se consolida como uma grande reserva da vida do bioma Cerrado, além de ser o destino mais visitado do Tocantins por turistas vindos de todos os cantos do Brasil e do exterior. De janeiro a dezembro de 2022, os atrativos do PEJ foram visitados por cerca de 48 mil turistas.

Entre os atrativos se destacam as Dunas, com suas areias alaranjadas, contrastando com os rios de águas cristalinas, e cachoeiras. A paisagem se completa com formações rochosas, como o mirante da Serra do Espírito Santo e a Serra da Catedral.

Nesse ecossistema singular, são encontradas diferentes espécies de animais silvestres, como veados-campeiros, tamanduás-bandeiras, antas, capivaras, lobos-guarás, gambás, onças, jacarés, raposas e macacos. Também podem ser encontrados diversos répteis e aves.

Além dos turistas, que procuram o local pelas suas belezas naturais e seus cenários de contrastes, o PEJ também é objeto de estudo de vários pesquisadores do Brasil e do mundo.