Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

A Esfera Energia, companhia que atua na gestão e comercialização de energia no Mercado Livre, está com oportunidades abertas para novos parceiros comerciais no Tocantins, que vão contribuir decisivamente para a transição das empresas do Estado para um Mercado Livre de Energia em expansão. Isso se deve à portaria Nº 50 do Ministério de Minas e Energia (MME), de setembro de 2022, que permitiu a migração de qualquer unidade consumidora de energia ligada à média ou alta tensão para o mercado livre a partir do ano que vem. Antes da lei, era exigida uma demanda mínima contratada de 500 kW para essa transição. Com a abertura, aproximadamente 1,3 mil clientes tocantinenses poderão deixar o Mercado Cativo e aderir ao Mercado Livre de Energia, segundo dados do SAMP – Sistema de Acompanhamento de Informações de Mercado para Regulação Econômica. No Brasil, mais de 100 mil unidades consumidoras de energia poderão migrar para esse ambiente livre em 2024.

“Nossos parceiros serão peças-chave nesse movimento de abertura do mercado, contando com nosso suporte técnico-comercial nas negociações com as empresas da região e recebendo comissões que variam conforme o volume dos contratos fechados”, destaca o diretor comercial da Esfera Energia, Maurício Morais.

Para se candidatar ao Programa de Parcerias é preciso ter um CNPJ e não é necessária experiência prévia no setor de energia, embora seja um diferencial. Os interessados devem se cadastrar no site da Esfera Energia. Após a análise e seleção dos perfis, as empresas parceiras escolhidas vão passar por um treinamento online de, no máximo, três semanas, a depender do seu nível de conhecimento do mercado de energia. Com o início dos trabalhos, as oportunidades geradas pelos parceiros serão avaliadas para checar sua aderência aos objetivos do programa.

Como funciona o programa de parcerias?

Após concluir o treinamento técnico, o parceiro está apto a vender as soluções de gestão e comercialização de energia da Esfera na região tocantinense. O parceiro conta com o suporte contínuo de um time de até 25 especialistas da Esfera, que realiza consultas técnicas, produz estudos de viabilidade, participa das reuniões com potenciais clientes e auxilia na formulação das propostas. Caso o negócio seja fechado, a Esfera Energia assume a gestão do contrato e o pós-venda junto ao cliente.

O parceiro, por sua vez, recebe comissão por cada contrato fechado. Quanto mais negócios gerados, maior a comissão, cuja porcentagem a ser paga aumenta progressivamente ao longo das cinco categorias que constituem o programa de parcerias: bronze, prata, ouro, platinum e diamante. O prêmio pago dobra da primeira à última categoria. “É importante observar que o parceiro tem total autonomia para gerenciar seus horários e agenda, pois sua remuneração é variável de acordo com os resultados que obtiver”, acrescenta Morais.

Hoje, a Esfera Energia possui 40 parceiros atuando em todo o país e a meta é aumentar esse número até o final do ano. “Acreditamos nos nossos canais parceiros para crescermos regionalmente, de forma orgânica e sustentável”, informa o diretor.

Ganha-ganha

Segundo Morais, o momento atual é único no setor de energia e amplia as oportunidades de ganhos para comercializadoras, parceiros e consumidores de energia. Devido às condições climáticas favoráveis e à boa oferta de energia, os preços negociados no Mercado Livre estão baixos, no piso regulatório, e, portanto, muito convidativos à migração. “As empresas vão poder reduzir substancialmente os seus custos ao aderir ao Mercado Livre, contratando energia barata e renovável no longo prazo e protegidas das oscilações de preço”, pontua. Segundo o diretor, as migrações devem focar na modalidade varejista, cuja operação é mais simples, menos burocrática e com menor risco às empresas que estão ingressando no mercado livre no próximo ano.

Sobre a Esfera Energia

A Esfera Energia atua na comercialização e gestão inteligente de energia elétrica, com o objetivo de levar economia para os clientes de maneira simples e digital. Presente em todo o Brasil, a empresa gerencia mais de 700 unidades consumidoras no Mercado Livre de Energia. A Esfera trabalha com inteligência de dados e informações de mercado e oferece uma plataforma única de gestão de energia, o hud, além de prover atendimento personalizado conforme a especificidade do cliente e suporte regulatório.