Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Federação das Associações Comunitárias de Moradores do Tocantins (Facomto) realizou uma Plenária Regional, junto aos representantes de Movimentos Comunitários e pelo Direito à Moradia, da região de Guaraí com representações de outros municípios. O encontro aconteceu no dia 3 de junho de 2023, em Guaraí.

Junto aos representantes dos movimentos de lutas na região, a diretoria da Facomto compartilhou informações muito específicas, que poderão ajudá-los, bem como, às demais associações a se organizarem para um debate mais consistente sobre a importância das conquistas pelos espaços sociais, com ênfase na retomada do programa minha casa minha vida-entidades pelo governo Lula.

Durante o encontro, o presidente da Facomto, Erivelton Santos, ressaltou a importância de encontros como esse serem realizados para cada vez mais se fortaleçam as ações de lutas do movimento comunitário e pelo direito a moradia em todas as regiões do Estado. Para o presidente, “este é um momento de renovar nossas esperanças e animação para continuarmos nossas lutas sociais”.

Durante a avaliação dos trabalhos, todos os representantes das associações se manifestaram favorável à iniciativa da Facomto em realizar uma Plenária para compartilhar as informações sobre procedimentos básicos de uma mobilização de luta pela moradia, que não tem uma receita, mas não pode faltar coragem, fé e atitude para os enfrentamentos dos desafios.

O diretor regional da federação, João Cleber, da cidade de Guaraí, agradeceu a todos pela realização da Plenária, na qual, foram esclarecidos pontos de fundamental importância sobre organização comunitária, luta por direitos sociais e o debate popular. “Quero agradecer a todos que participaram da Plenária em Guaraí”, disse.

A Facomto é uma entidade filiada à Confederação Nacional dos Moradores (Conam), que desde 2009 luta por cidadania e por moradia digna à todas as famílias cadastradas. Durante todo o tempo, foram vários os momentos de mobilização das famílias que tinham como principal objetivo: entregar 160 apartamentos para as famílias cadastradas.

Os apartamentos foram entregues no nome da mulher, que era a proprietária do imóvel. O projeto foi consolidado em 2018 e as 160 famílias contempladas formaram o Residencial Parque da Praia, em Palmas.

E começou mais uma mobilização de luta, em defesa de um novo projeto da Facomto, Residencial Esperança para famílias de baixa, por moradia popular digna para as famílias cadastradas.