Campo

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) oferece capacitações gratuitas nas áreas de apicultura e meliponicultura (criação de abelhas nativas sem ferrão) aos produtores, trabalhadores rurais e interessados no tema.

No portal de Educação a Distância da instituição, há dois cursos: Manejo Produtivo na Apicultura e Captura de Abelhas sem ferrão. As matrículas estão abertas no site de educação a distância do Senar, mediante disponibilidade de vagas.

Para fazer os cursos, é necessário ter mais de 16 anos. Após estudar o conteúdo do curso e realizar o quiz, os alunos poderão responder uma pesquisa de satisfação para receber o certificado de participação.

A instituição ainda oferece ações de Formação Profissional Rural (FPR), realizadas presencialmente pelas administrações regionais do Senar.

Os principais cursos são: Trabalhador na Apicultura Geral, Criação de Abelhas Sem Ferrão, Trabalhador na Apicultura – Produtos Apícolas, Apicultura Básica, Apicultura Avançada, Implantação de Apiário, Aumento da Produtividade de Mel, Abelhas Indígenas sem Ferrão; Criação de Abelhas sem Ferrão; Meliponicultura; Boas Práticas na relação entre Agricultura, Apicultura e Meliponicultura; Meliponicultura Urbana; Caixas, Equipamentos, Instalações de Meliponários e Introdução à Meliponicultura.

Para saber os cursos disponíveis presencialmente, entre em contato com o sindicato de produtores rurais de seu município.

As pessoas que têm interesse em aperfeiçoar o conhecimento na área podem acessar, ainda, a videoteca do Senar, onde há cartilhas sobre a instalação do apiário para Abelhas Apis mellifera e manejo de apiário para produção de mel.

Além disso, há uma série de vídeos de apicultura e meliponicultura com práticas que podem ser aplicadas na rotina do campo, disponíveis no site Coleção Senar.

Do campo pra você - O Senar lançou a campanha “Agro. Do pequeno ao grande. Do campo pra você”, que vai mostrar exemplos de superação de produtores rurais em todo o país.

O primeiro episódio no domingo, 4, contou a história do produtor de mel Otávio de Jesus Alves, do município de Ruy Barbosa, na Bahia, e de como, com a ajuda e orientações do Senar, ele conseguiu aumentar a produção e mudar a sua vida e de seus familiares.

Tags: Senar, campo