Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins) enviou técnicos para uma visita ao Colégio Estadual Agropecuário de Natividade, localizado na BR 010 Km 228 S/N Zona Rural, Natividade.

O objetivo da visita foi renovar a parceria entre o Ruraltins e a Escola, além de verificar a produção de abelhas ápis melíferas e meliponíneas, foi também realizar a limpeza e divisão das caixas.

De acordo com o diretor de Empreendedorismo do Ruraltins Joaquim Urcino, a parceria entre o Ruraltins e o Colégio Estadual Agropecuário de Natividade tem se mostrado fundamental para promover o desenvolvimento agrícola e pecuária na região. “O Ruraltins oferece suporte técnico e conhecimentos especializado aos estudantes, permitindo que eles adquiram experiência prática em atividades relacionadas ao setor agropecuário”, destacou o diretor.

O técnico Célio James Souza Nogueira disse que puderam verificar de perto a produção de abelhas ápis melíferas e meliponíneas realizada pelos estudantes. “Essa atividade é de suma importância para a preservação das espécies de abelhas nativas, além de ser uma fonte de renda para os produtores locais”, pontuou Célio.

Os técnicos auxiliaram na limpeza e divisão das caixas, para garantir que as colônias estejam saudáveis e produtivas.

Durante a visita, foi agendada a continuidade da instalação e captura de abelhas para a última semana de junho. De acordo com o técnico em Extensão Rural Guilberto Ferreira de Sousa, “essa etapa será crucial para fortalecer a produção de mel e outros produtos derivados das abelhas, e contribuir para a economia local e a sustentabilidade ambiental”, afirmou o técnico.

Para o diretor da escola Hélio Aires o Colégio Estadual Agropecuário de Natividade tem se destacado como uma referência no ensino agrícola na região, e proporciona aos estudantes uma formação completa e alinhada às demandas do setor. “A parceria com o Ruraltins reforça o compromisso da escola em oferecer um ensino de qualidade, promover a inovação e o desenvolvimento sustentável no campo”, ressaltou Hélio.

A expectativa é de que as atividades programadas para a última semana de junho impulsionem ainda mais a produção de abelhas e seus produtos, para beneficiar a comunidade local e contribuir para a preservação do meio ambiente.