Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Natação é uma das modalidades disputada em todas as edições

Natação é uma das modalidades disputada em todas as edições Foto: Mari Rios

Foto: Mari Rios Natação é uma das modalidades disputada em todas as edições Natação é uma das modalidades disputada em todas as edições

A 9ª edição dos Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets) 2023, promovida pela Secretaria da Educação (Seduc), inicia nesta terça-feira, 13, e prossegue até quinta-feira, 15, em Porto Nacional. A cerimônia de abertura ocorre nesta terça, às 18 horas, no estádio General Sampaio.

São esperados aproximadamente 130 paratletas com idades entre 11 e 17 anos, de 78 Unidades Escolares de todas as regiões do Estado. O número total de integrantes das delegações deve chegar a 230 pessoas, incluindo competidores, treinadores e acompanhantes.

Para a técnica da Diretoria de Desporto Educacional da Seduc, Keilla Cristine Nunes Gonçalves, a competição é importante porque promove a inclusão social, a valorização desse aluno, a troca cultural e a independência. “Como também na superação dos seus limites, que muitas vezes são impostos pela própria família e pela sociedade. Aqui eles percebem que eles podem muito mais do que eles imaginam”.

A técnica frisa ainda a oportunidade que os jogos promovem de os paratletas participarem de competições em outros estados, pois os vencedores da etapa estadual participam das etapas regionais e nacional. “Também temos a descoberta de talentos, que a gente percebe que são alunos que têm habilidades natas. Tem vários depoimentos de muitos alunos que através dos Parajets foram descobertos e hoje estão competindo pelo mundo, de renome nacional e até internacional”, conclui Keilla Cristine Nunes Gonçalves.

Competição

Na 9ª edição dos jogos haverá a participação de paratletas de todas as regiões do Estado, disputando as provas de Atletismo, bocha paralímpica, natação, parabadminton e tênis de mesa, serão modalidades disputadas durante dois dias de competições.

Os vencedores se classificarão para participar das Paralimpíadas Escolares 2023, em São Paulo (SP), previstas para o mês de novembro.