Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em homenagem a instituições e profissionais que prestaram relevantes serviços à Justiça Eleitoral do Tocantins, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador Helvécio Brito de Maia Neto, realizou a entrega da Medalha do Mérito Eleitoral e Diploma do Mérito Eleitoral, na sessão plenária na manhã dessa segunda-feira, 12.

Na ocasião, o magistrado destacou que a atuação das instituições de segurança garantiu a realização das eleições de forma organizada e pacífica. “É um reconhecimento do dever cumprido de cada instituição de exercer com zelo, competência e brilhantismo os trabalhos durante o período eleitoral”, afirmou o desembargador Helvécio Maia. "Os homenageados e instituições homenageadas nesta sessão solene tiveram seus nomes aprovados pelo Conselho Tutelar da Medalha do Mérito Eleitoral do Tocantins, na categoria colaborador, jurista e servidor, e que com suas atuações garantiram a realização das eleições de forma ordeira e pacífica", complementou o presidente.

Ao todo foram dez homenageados. Ainda de acordo com o presidente, “ao longo da realização de todos os pleitos eleitorais, o trabalho das forças de segurança tem sido fundamental para garantir o direito da democracia e a transparência de todo processo”, pontuou.

Eleições 2022

Outro ponto destacado foi o trabalho conjunto realizado nas eleições gerais de 2022. A Justiça Eleitoral do Tocantins contou com a participação efetiva da Polícia Militar (PM), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros, Exército Brasileiro, Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSPTO), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), assim como dos servidores do tribunal.

Homenagens

As honrarias foram concedidas à Secretaria de Segurança Pública do Tocantins, representada pelo secretário e delegado Wlademir Costa Mota Oliveira; Superintendência da Polícia Rodoviária Federal do Tocantins, representada pelo superintendente substituto, Guilherme Francisco; Superintendência Estadual Tocantins da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), representada pelo superintendente Renato Ottoni Nepomuceno; a Polícia Federal, representada pelo seu superintendente Reginaldo Donizetti Gallan Batista; e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins, representado pelo comandante, coronel Carlos Eduardo de Souza Farias. E também o chefe do Estado Maior da PM, Cláudio Thomaz Coelho de Souza; assessor militar do Tribunal de Justiça do Tocantins, coronel Jaizon Veras Barbosa; juiz Gilson Coelho Valadares; o general de Brigada do Exército Brasileiro na Reserva Marco Antônio Martin da Silva; e o diretor-geral do TRE-TO, José Machado dos Santos.

A medalha

A Medalha do Mérito Eleitoral do Tocantins, foi instituída pela Resolução TRE-TO nº 19, de 9 de dezembro de 2003 consiste em honraria destinada a galardoar pessoas físicas e entidades, nacionais e estrangeiras, que, por seus méritos e relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral do Tocantins, merecem especial distinção. Acompanha a Medalha do Mérito Eleitoral do Tocantins um diploma assinado pelo presidente do TRE-TO, que está registrado no “Livro do Mérito Eleitoral".