Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação MPTO

Foto: Divulgação MPTO

Visando reforçar a importância da vacinação para o controle e prevenção de doenças, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) realizou nessa terça-feira, 13, reunião com representantes das Secretarias de Saúde, Conselhos de Saúde e Conselhos Tutelares dos municípios de Araguaína, Aragominas, Muricilândia, Nova Olinda e Santa Fé do Araguaia para tratar sobre o projeto “MP na Vacina”.

A reunião foi realizada na sede das Promotorias de Justiça de Araguaína e coordenada pela promotora de Justiça, Bartira Silva Quinteiro, que atua na área da saúde pública.

Na oportunidade, a promotora de Justiça abordou sobre o abandono vacinal no Tocantins, que é quando uma pessoa não completa o mínimo de doses de determinada vacina. Segundo ela, isso é resultado da desinformação da população, da dificuldade de acesso ao imunizante e da disseminação de notícias falsas, que se intensificou durante a campanha de imunização contra a Covid-19.

Uma das soluções apontadas pela promotora de Justiça para contornar a situação foi que os municípios promovam ações com a finalidade de receber o selo “Amigo da Vacina”, criado pelo Ministério Público do Tocantins. A iniciativa vai premiar os municípios que aumentarem os índices de cobertura vacinal. 

Além disso, propôs que os municípios façam adesão à “Busca Ativa Vacinal”, que se trata de uma estratégia para encontrar crianças menores de 5 anos com atraso nas vacinas ou não vacinadas. Isso vai aumentar os índices de imunização e permitir, mensalmente, a alimentação dos dados no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações.

A promotora de Justiça também orientou aos gestores que realizem mais eventos, como o “Dia D de vacinação”, “Arraiá da Vacinação”, e que monitorem os cartões de vacina, principalmente nas escolas, no ato de matrícula das crianças e adolescentes.