Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Davi Andrade Melo

Foto: Davi Andrade Melo

Com a inauguração do Agiliza Paraíso, realizada nessa quarta-feira, 14, em Paraíso do Tocantins, os serviços de emissão de carteira de identidade para os moradores locais serão feitos exclusivamente nesse novo espaço, situado à Avenida 23 de Outubro, QD 01, LT 34, no Setor Alto Paraíso.

“É um local de fácil acesso, onde os moradores poderão fazer a emissão da primeira e segunda vias do documento de identidade que é um direito do cidadão”, destaca o supervisor de Identificação Humana da Área Civil, do Instituto de Identificação, Valtenir Freitas Carvalho.

A chefe do Núcleo de Identificação de Paraíso, Francisca Oliveira, lembra que além de montar o processo para confecção da carteira de identidade, os moradores poderão também emitir a certidão de antecedentes criminais. "Na sede do Núcleo continuaremos com a parte da criminalística e consolidando os processos de carteira de identidade, mas ao buscar esse serviço específico, o morador pode se dirigir ao Agiliza e dar entrada na documentação", explica.

O Agiliza é uma iniciativa da Prefeitura de Paraíso do Tocantins por meio da Secretaria Municipal de Administração e Finanças, e tem intuito de facilitar e agilizar a resolução de processos como emissão de documentos, alvarás e cadastros. Ao todo são mais de 80 serviços que serão ofertados à população.

Além da parceria da Secretaria da Segurança Pública, por meio do Instituto de Identificação, são parceiros do Agiliza: Procon, Energisa, BRK e Defensoria Pública.

O diretor do Agiliza Paraíso, Gleidson Fernandes, explicou que o atendimento será realizado por 40 estagiários. “Desde o dia 24 de maio que nós estamos realizando o treinamento com os estagiários, eles treinaram todos os serviços disponíveis na nossa carta de serviços, além de participar das palestras de como receber e melhor atender o cidadão que procura atendimento no Agiliza”, destaca.

O prefeito Celso Morais reforçou o compromisso com a população de Paraíso. “Com certeza esse dia ficará marcado na história da nossa cidade, a bastante tempo estamos avaliando e buscando essa inovação que chega hoje. Estamos aqui com muita alegria ao lado de pessoas do bem para inaugurar o Agiliza Paraíso. Parabenizo todas as pessoas envolvidas e agradeço aos nossos parceiros, e dizer que essa conquista é da comunidade, estamos entregando algo que a comunidade realmente precisa e espera de uma gestão pública comprometida.”