Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Marcel de Paula

Foto: Marcel de Paula

O município de Natividade, localizado na região Sudeste do Tocantins, será palco de um grandioso encontro de mulheres com um objetivo em comum: o diálogo sobre a gestão das águas. O evento “Mulheres das Águas II”, realizado pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves (CBHRMA) e o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), além de contar com o apoio de outros órgãos do Estado e parceiros privados. A previsão é que cerca de 500 mulheres participem da programação nos dias 20 e 21 de junho, no Colégio Agropecuário de Natividade.

O apoio aos comitês de bacia do Tocantins pelo Governo do Estado é destacado pelo secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, que salienta ainda a importância do fortalecimento do protagonismo feminino. “O trabalho que os comitês fazem, de forma voluntária, é muito valioso para a gestão sustentável e consciente das nossas águas, por isso não poupamos esforços para apoiar iniciativas como essa, que ainda tem o diferencial de promover a participação feminina”, ressalta o secretário, que estará presente na abertura do encontro, na terça-feira pela manhã.

A programação inclui palestras e atividades que favorecem conexões e a construção de uma rede de mulheres engajadas na defesa e preservação das águas, conforme explica o presidente do CBHRMA, Mário Sena Filho. “O objetivo é explorar esse lado sensível da mulher, a mulher empreendedora, a mulher sensível e dinâmica. A gente tem esperança de que vai ser um evento muito bonito, robusto e que vai render bons frutos, porque a sensibilidade da mulher, a vontade de fazer acontecer é muito grande”, afirma.

A primeira edição do “Mulheres das Águas”, que aconteceu em 2022, reuniu cerca de 350 mulheres em Natividade e os debates culminaram no nascimento de três projetos. Com o objetivo de “inspirar, conectar e transformar”, a edição deste ano traz temas como “Carreira Feminina: O que te impede de ir além?”, “Turismo Sustentável e Água”, “Empreendedorismo Feminino e Responsabilidade com a Gestão Hídrica”, entre outros.

Parceiros

O apoio dos parceiros é fundamental para a realização do evento, como reforça o presidente do comitê de bacia. “Além dos parceiros privados, a gente tem o apoio muito grande do Governo do Estado, por meio da Semarh, mas também de outros órgãos como a Secretaria da Mulher, que vai disponibilizar um veículo para realização de exames papanicolau para as participantes”, diz Mário Sena, que destaca também a parceria das prefeituras dos municípios que compõem a bacia hidrográfica do Rio Manuel Alves.

A área de abrangência da bacia do rio Manuel Alves é composta por onze municípios: Almas, Chapada de Natividade, Conceição do Tocantins, Dianópolis, Natividade, Pindorama, Porto Alegre do Tocantins, Rio da Conceição, Santa Rosa do Tocantins, São Valério da Natividade e Taipas do Tocantins. O comitê de bacia atua de forma deliberativa, consultiva e normativa, além de diversas atribuições relacionadas à regulação, anuência e mediação do uso da água.