Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Ravena Santigo

Foto: Ravena Santigo

As competições paradesportivas proporcionam a oportunidade de superação, além de estimular a prática esportiva e o convívio social dos estudantes com deficiência. Neste seguimento, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), promove os Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets). Este ano a 9ª edição foi realizada, nessa semana, no município de Porto Nacional, com abertura na terça-feira, 13, com disputas na natação, Bocha paralímpica, parabadminton e tênis de mesa, na quarta-feira, 14, e o atletismo encerrando os jogos nessa quinta-feira, 15.

Foram mais de 130 estudantes paratletas disputando medalhas, demonstrando suas habilidades esportivas, representando 78 unidades escolares entre estaduais, municipais e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), totalizando cerca de 230 participantes entre competidores, treinadores e acompanhantes.

Os paratletas competiram nas modalidades de atletismo: corridas de curta e longa distância (60 m, 80 m, 150 m e 800 m), lançamento de pelota, arremesso de peso, salto em distância, lançamento de dardo e lançamento de disco; natação; bocha paralímpica; parabadminton e tênis de mesa. Os resultados finais podem ser conferidos no site da Seduc.

O paratleta Heitor Santana de Sá é aluno da Escola Estadual Machado de Assis, de Araguanã, competiu nas corridas de curta e longa distância e conquistou duas medalhas. “Gostei mais da corrida, claro, foi muito legal, eu consegui duas medalhas de ouro só na corrida. Fiz muitas amizades com meninos de outras cidades. Essa foi minha primeira competição e vou continuar, vou lutar pra conseguir mais medalha”.

O professor Rafael Gaba, falou sobre o impacto da participação no cotidiano dos alunos. Segundo ele, a competição é uma oportunidade de os alunos conhecerem pessoas com deficiências como eles e fazer novas amizades. “Promove o desenvolvimento físico, intelectual e socioemocional, por isso estar aqui é muito importante. Eles mostram que são capazes. Muitas crianças aqui fazem coisas que uma pessoa dita normal não consegue fazer, como pular ou arremessar, correr, jogar. E o mais importante é o fair play, o jogo limpo e o respeito ao próximo”, ressaltou.

Vaga nas Paralimpíadas

Os vencedores dos Parajets terão a oportunidade de se classificar para as Paralimpíadas Escolares 2023, que serão realizadas no mês de novembro, em São Paulo (SP).

Educação Inclusiva

A rede estadual de ensino conta com 8.245 estudantes com deficiência matriculados, dos quais 4.270 estão na faixa etária de 11 a 17 anos. Além disso, existem 828 turmas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) disponíveis. O Estado também possui 41 Apaes, sendo que 33 delas têm convênio com a Seduc, fortalecendo ainda mais a oferta de educação inclusiva no Tocantins.