Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Marcos Leite/DFotos

Foto: Marcos Leite/DFotos

O Rally Jalapão deu a largada nessa terça-feira, 20, em Palmas, e realiza a primeira disputa da edição 2023. É a 5ª vez que a capital tocantinense sedia uma das provas mais importantes do rali no Brasil. Ao todo, serão 1.280 km de percurso total, sendo 850 km de especiais, entre Tocantins e Maranhão, passando por Ponte Alta, Mateiros e São Félix em meio às belas paisagens do Jalapão. A chegada acontece também em Palmas, em 24 de junho (sábado), no Centro de Convenções de Palmas a partir das 13 horas. Já a cerimônia de premiação será no Capim Dourado Shopping a partir das 20 horas, no Terraço do Capim. 

Depois de muita preparação e últimos ajustes, equipes, pilotos e navegadores da prova que conta pontos para a 8ª, 9ª, 10ª e 11ª etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country disputaram hoje o Prólogo, que definiu a ordem de largada da competição para as Motos, UTVs e Carros. A disputa foi realizada em um circuito montado de 5.830 metros de extensão, localizado aos arredores da cidade. E o público teve a oportunidade de acompanhar todo o começo das ações do rali.

Após as disputas preliminares os veículos seguiram para o parque fechado e, a partir das 16 horas, permaneceram em exposição no Capim Dourado Shopping. A largada promocional com abertura oficial do evento e apresentação do elenco que contará com a presença de autoridades estaduais e municipais terá início às 20 horas no mesmo local.

Ao todo, a edição conta com 103 veículos (28 motos e quadriciclos, 61 UTVs, 14 carros), computando 178 participantes (pilotos e navegadores), além das equipes de apoio, técnica e organização.

Melhores do dia

Esta primeira fase da prova iniciou com a disputa entre as motocicletas, às 13h40 e Gabriel Bruning #8 garantiu a primeira posição na geral. O mineiro da equipe Yamaha Ims Rally Team corre com um modelo WR 450 F da Yamaha. “Um belo aquecimento nesse primeiro dia de disputas, vamos manter um bom ritmo para completar todas as etapas”, disse o atual campeão do Rally Jalapão nas Motos.

Os UTVs surgiram na sequência e o destaque foi da dupla Diogo de Mesquita / Deco Muniz (#164), que esteve no comando do UTV Can-Am Maverick X3, preparada pela equipe Kaddo Racing (categoria UT2). “É a prova dura e técnica, mas muita gostosa de fazer”, destaca o navegador.

Na categoria Carros, uma das mais charmosas categorias do rali possui nomes fortes, como as duplas Cristian Baumgart / Beco Andreotti e Marcos Baumgart / Kleber Cincea, (T1M), ambos da equipe X Rally Hunter/X Rally Team, que puxarão a fila na primeira etapa nesta quarta-feira (21), entre as cidades de Palmas (TO) e Mateiros (TO), a partir das 6 horas do parque de apoio, localizado no Centro de Convenções de Palmas.

Os competidores irão acelerar para valer às 6h30 no trecho cronometrado (Especial) que contará com 268,16 quilômetros, sendo 200 quilômetros de piçarra e bem rápido até a cidade de Ponte Alta do Tocantins e areia na parte final.

“A expectativa é muito boa para a prova, estamos muito felizes de estarmos aqui novamente. Viemos com nove carros inscritos no grid, a maior equipe no campeonato brasileiro. Trouxemos dois carros para estrearmos aqui na prova e a ideia é desenvolver o carro e descobrir novos setups. Adoramos andar no Jalapão, vamos nos divertir muito e tentar mais um título para a equipe”, destaca o navegador Beco Andreotti.

O Rally Jalapão é uma realização de Arena Promoções e Eventos, tem patrocínio do C6 Bank, apoio do Governo do Tocantins, Prefeitura Municipal de Palmas, através da Fundação de Esportes, Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Agência de Turismo de Palmas; Prefeitura Municipal de Mateiros, Prefeitura Municipal de São Félix do Tocantins, Capim Dourado Shopping, Divino Fogão, FF Motorsports, Grandtec Polaris, Unicom e Anube Sport. A supervisão é da CBM - Confederação Brasileira de Motociclismo e CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo.

Acompanhe a etapa nas redes sociais pelo Instagram @arenarally, @rallyjalapao e Facebook Rally Jalapão. A cronometragem ficará a cargo da Chronosat e demais informações www.arenarally.com.br.