Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Secretária Miyuki falou sobre as condições favoráveis do Tocantins para a piscicultura.

Secretária Miyuki falou sobre as condições favoráveis do Tocantins para a piscicultura. Foto: Vinícius Santa Rosa

Foto: Vinícius Santa Rosa Secretária Miyuki falou sobre as condições favoráveis do Tocantins para a piscicultura. Secretária Miyuki falou sobre as condições favoráveis do Tocantins para a piscicultura.

Representantes do Governo do Tocantins, parlamentares da bancada federal tocantinense e servidores da Embrapa foram recebidos nessa terça-feira, 20, em Brasília-DF, no Ministério da Pesca e Aquicultura, em Brasília-DF. O objetivo principal da reunião foi iniciar o planejamento de programas e projetos que serão executados em parceria pelos governos Federal e Estadual.

O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e a secretária Nacional da Aquicultura, Tereza Nelma, foram os anfitriões do encontro, que esteve especialmente voltado à apresentação das condições favoráveis que o Tocantins possui para se tornar um dos grandes produtores e exportadores de pescados do Brasil e do mundo.    

A secretária da Pesca e Aquicultura, Miyuki Hyashida, destacou que o estado apresenta uma excelente oportunidade para a expansão da piscicultura porque tem clima adequado, água em abundância, logística estruturada, segurança jurídica e incentivos fiscais para atender à cadeia produtiva.

“Saímos deste encontro convencidos de que o Tocantins está em sintonia com o Governo Federal para fazer uso do potencial que o setor da pesca e aquicultura tem para gerar desenvolvimento socioeconômico, com a criação de emprego e renda, principalmente, para as populações mais vulneráveis”, afirmou Miyuki.

A gestora observou ainda que existe convergência entre os governos Federal e Estadual para se trabalhar de modo sustentável, aproveitando o momento oportuno para promover programas e projetos de bioeconomia e voltados para atividades que não impactam o meio ambiente.

“O setor da pesca e aquicultura é estratégico para alcançarmos os objetivos comuns dos governos de movimentar a economia, erradicar a pobreza, gerar segurança alimentar e melhorar a vida das pessoas”, concluiu Miyuki.

Como encaminhamento da reunião, o ministro André de Paula e sua equipe se comprometeram em visitar o Tocantins este ano, possivelmente no mês de setembro, para conhecer melhor as potencialidades que o estado oferece e também para dar andamento ao trabalho conjunto do MPA, Embrapa e Sepea.

Participantes do encontro

Estiveram presentes na reunião o deputado federal Ricardo Ayres, a senadora Dorinha Seabra, o secretário extraordinário de representação do Tocantins, Carlos Manzini Júnior, a secretária da Sepea, Miyuki Hyashida, o secretário executivo da Sepea, Rodrigo Ayres, a chefe geral da Embrapa Pesca e Aquicultura, Danielle de Bem Luiz, e servidores dos referidos órgãos.