Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Mota Oliveira, está em Belém, no Pará, onde participa do 17º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e da reunião do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública. Ele está acompanhado do diretor de Polícia Comunitária, Tenente-Coronel Carlos Magno Gomes da Costa, e do delegado da 20ª Delegacia de Polícia de Tocantinópolis, Tiago Daniel de Morais. 

No primeiro dia de evento, ocorrido nesta terça-feira, 20, foram debatidos  as ações na Fronteira do Desmatamento (Arco do Fogo) – Operação Hórus, ações integradas com as guardas municipais e projetos para a prevenção à violência nas escolas, entre outros temas. 

Na ocasião, o secretário reforçou a  importância de participar dos eventos e defendeu a manutenção da Operação Hórus para evitar a circulação de drogas pelo Brasil e outras operações federais que tragam mais efetividade aos órgãos de segurança. “É uma oportunidade bastante importante para discutirmos políticas públicas voltadas ao país, fortalecendo a integração entre as forças estaduais e nacional. Confirmamos aqui que temos total respaldo do Governo Federal para implantarmos políticas efetivas de combate a criminalidade”, disse o secretário. 

O secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, também destacou a importância da cooperação entre as forças de segurança.  “Segurança Pública é responsabilidade coletiva e dessa forma a atuação deve ser integrada e cooperativa. Esse encontro  fortalece a visão de prevenção e de repressão qualificada”, afirmou. 

Ainda na terça-feira, o secretário Wlademir conheceu o 1º Estande de Tiro Virtual Móvel. O equipamento é de última geração e utiliza arma real, uma tecnologia importante que pode vir a contribuir com as atividades da segurança pública do Estado.  

Agenda de quarta-feira

Nesta quarta-feira, 21, a agenda teve início com visita ao Centro Integrado de Comando e Controle, onde o secretário Wlademir também pôde conhecer os serviços de atendimento ao cidadão do estado do Pará. 

Na programação de hoje ainda consta reunião que deve contar com as presenças do diretor-geral da Polícia Federal, delegado Andrei Augusto Passos Rodrigues, de Roberto Florentino Júnior, da Plataforma X-Road da Estônia e X-Via no Brasil, e da secretária executiva do Comitê do Projeto INRC, Patrícia Sampaio.

Na pauta constam o debate dos seguintes temas: Veto nº 46/2021, apresentação do Projeto Interior Mais Seguro (SSP-AM) e Regulamento do Estatuto do Desarmamento. 

O diretor de Polícia Comunitária, tenente-coronel Carlos Magno Gomes da Costa, e o delegado de Tocantinópolis, Tiago Daniel de Morais, lembram que as atividades que estão ocorrendo em Belém são excelentes oportunidades para que sejam conhecidas outras realidades. “Estamos podendo participar de um espaço de debate que fortalece a participação dos segmentos que compõem a Segurança Pública. É uma experiência muito enriquecedora”, finalizaram.

Fórum Brasileiro

Pela primeira vez, o encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública é realizado na região Norte, dada a importância de discutir temas dedicados à Amazônia, em especial a relação entre Segurança e Meio Ambiente. O encontro segue até essa quinta, dia 22. 

Ao todo são 47 mesas com a presença de cerca de 230 palestrantes e mais de mil inscritos debatendo aspectos importantes sobre segurança e violência na região e no país.