Policiais civis da 8ª Delegacia Regional de Dianópolis (8ª DRPC) deram cumprimento a mandado de prisão preventiva em desfavor de um indivíduo de 20 anos, suspeito de envolvimento em um roubo majorado, ocorrido no último sábado, 17, em Almas. A prisão ocorreu nesta quarta-feira, 21, na cidade de Barreiras (BA), ocasião em que os policiais apreenderam parte dos bens subtraídos durante o crime.
De acordo com a autoridade policial, o homem que já estava preso no complexo penal da cidade, localizada no oeste baiano, foi um dos cinco indivíduos que invadiram a residência de um casal, na cidade de Almas, na tarde do último sábado, onde roubaram joias, dinheiro, equipamentos eletrônicos, entre outros pertences das vítimas.
Os autores, portando armas de fogo e com graves ameaças, invadiram a residência, mantiveram o casal em cárcere privado enquanto subtraíam os seus pertences. “No decorrer da ação criminosa, os autores também obrigaram o casal a realizar transações bancárias, transferências e empréstimos, sendo que nem todos foram efetivados”, conta o delegado.
Após praticar os crimes, os indivíduos fugiram tomando rumo ignorado. Assim que foi comunicada do fato, uma equipe de policiais civis da 14ª Central de Atendimento de Dianópolis e policiais militares do 11ª Batalhão da Polícia Militar de Dianópolis se dirigiram até a residência das vítimas, prestando toda assistência a elas e dando início as diligências para possibilitar a identificação e localização dos autores.
Ação Integrada
Durante as investigações, os policiais civis e militares obtiveram informações de que os suspeitos poderiam ter seguido em direção ao Estado da Bahia. Com base nestas informações foi solicitado apoio das Forças de Segurança do estado vizinho. “Graças a ação integrada das forças de segurança do Estado do Tocantins e o compartilhamento de informações com forças policiais de outras unidades federativas e Polícia Rodoviária Federal, policiais militares do Estado da Bahia conseguiram abordar um dos suspeitos, que estava conduzindo o veículo supostamente empregado na ação criminosa, próximo ao município de Riachão da Neves (BA). Com ele foram encontradas duas armas de fogo e munições, além de pertences das vítimas”, comentou o delegado responsável pelo caso.
Em virtude da localização dos dois revólveres calibre 38 e munições do mesmo calivre, o homem foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e conduzido à 11ª Coordenadoria Regional de Polícia Civil em Barreiras (BA), onde foi autuado.
Na Central de Flagrantes de Barreiras, os policiais observaram que o suspeito possui processos criminais pela prática de roubo em Goiás e no Distrito Federal e que cumpria pena em regime semiaberto.
Identificação pela PC-TO
Com o aprofundamento das investigações, o homem foi identificado como um dos autores do roubo de Almas e, assim, o delegado responsável representou pela prisão preventiva do homem, a qual foi cumprida nesta quarta-feira, quando os policiais civis foram até o Complexo Penal de Barreiras onde deram cumprimento a ordem judicial e apreenderam parte dos objetos subtraídos das vítimas.
O homem que já estava preso continuará recolhido à disposição do Poder Judiciário. As investigações terão continuidade a fim de que a PC-TO possa identificar e prender o restante da quadrilha que praticou o furto majorado em Almas.