Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O secretário de Estado da Educação do Tocantins, Fábio Vaz, esteve nessa terça-feira, 27, em Brasília (DF), em encontro promovido pelo Todos Pela Educação e a Mahin Consultoria Antirracista, que teve como tema “Equidade Étnico-Racial na Educação Básica: Desafios e Oportunidades para 2023-2026".

O titular da Seduc representou o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) no encontro, que seguirá até esta quarta-feira, 28, e reúne o poder público e a sociedade civil. São gestores públicos federais, estaduais e municipais, além de especialistas, educadores, parlamentares e lideranças dos movimentos sociais, negro, quilombola e indígena, para sensibilizar e construir compromissos coletivos com a pauta para discutir avanços no tema para o próximo quadriênio.

Fábio Vaz explicou que o Consed tem uma atuação muito forte na articulação com o Congresso e nesse contexto atuou na definição de legislações importantes para promover a inclusão de grupos historicamente marginalizados no acesso à educação. “O Novo Fundeb [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação] também vai contribuir para alguns avanços, reduzir as disparidades entre os estados e os municípios brasileiros em termos de financiamento da educação básica”, pontuou.

O titular da Seduc frisou ainda que o Tocantins tem um olhar inclusivo. “Nós falamos da equidade não só com o currículo, com os professores, mas também com as equipes multidisciplinares e toda a comunidade escolar. No Tocantins, dentro do ambiente escolar, existe esse sentimento de que não podemos deixar ninguém para trás. Que todo mundo tem que se sentir pertencente", concluiu.

Programação

A programação, fechada ao público convidado, terá momentos de formação e de troca de experiências e ideias. Serão discutidos temas como o papel do Ministério da Educação e dos Estados na promoção da equidade; Educação Escolar Indígena e Quilombola, marcos legais e combate ao racismo.

Dados sobre desigualdade racial na Educação

A desigualdade racial é um dos desafios na Educação Básica no país. Um levantamento recente do Todos Pela Educação mostra que o acesso ao Ensino Médio e a conclusão dos estudantes pretos e pardos nesta etapa escolar ainda equivale a uma década de atraso, na comparação com indicadores de estudantes brancos. O material consolida dados do IBGE, entre 2012 e 2022. A análise considera adolescentes de 15 a 17 anos que frequentam ou já concluíram esta etapa de ensino, bem como os jovens de até 19 anos que já finalizaram essa fase.