A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) orienta a todos que os atendimentos jurídicos prestados pela Instituição são gratuitos. A orientação é feita também em tom de alerta para assistidas e assistidos em todo o Estado, haja vista que em Araguaína, pessoas de má fé tentaram aplicar golpes se passando por membros e/ou profissionais da Instituição.
A situação foi identificada na manhã dessa quarta-feira, 28. Uma pessoa assistida em Araguaína procurou o defensor público que a atende para checar se a mensagem de WhatsApp que ela recebeu, solicitando pagamento em dinheiro para o andamento do processo, havia sido enviada pela Instituição. O defensor público explicou que todos os atendimentos da Defensoria Pública são gratuitos e, desse modo, orientou o assistido a não fazer quaisquer pagamentos e, ainda, registrar um boletim de ocorrência.
A Diretoria do Núcleo Regional da Defensoria Pública em Araguaína comunicou a Polícia Civil sobre o caso e solicitou providências para apuração.
Se alguém entrar em contato com você por ligação ou WhatsApp se apresentando como defensora ou defensor público, servidora ou servidor da Defensoria Pública, e pedir pagamento para qualquer atuação, desconfie e denuncie! Os serviços oferecidos pela instituição são inteiramente gratuitos e por isso, não são solicitados pagamento ou transferência de valores para a prestação de qualquer serviço. (DPE/TO)