O mês de junho e a programação da exposição 'Siga Seu Coração' chegam ao fim com a última edição do Festival Calorosa, na Aman Galeria de Arte, que tem como protagonista a dança. Com o intuito de promover o reconhecimento dessa expressão artística e sua relevância para a cultura local, o festival celebra os movimentos em suas mais diversas manifestações e estilos.
Nessa quarta-feira, 28, Emerson Magalhães da Verbo Dance, bailarino, professor, ator e modelo fez um ensaio e uma aula aberta para o público. Para o artista, a prática contribui para o desenvolvimento da consciência corporal, concentração, memória e coordenação motora. "A arte dança é um alimento para mente e para alma, ela te conecta com o mais profundo 'eu'. Quando minha mente não consegue mais pensar e minha boca não consegue sair mais nenhuma palavra é quando deixo meu corpo falar", pontua.
Na próxima sexta-feira, 30, às 18h, a Arena de Dança Tocantinense será montada no centro da galeria, com apresentações de turmas de alunos de escolas e companhias da Capital. O coreógrafo Fernando Faleiro e o Balé Popular do Tocantins também se apresentam no evento, que promete emocionar o público.
Emerson Magalhães da Verbo Dance, bailarino, professor, ator e modelo faz um ensaio e uma aula aberta para o público. Para o artista, a prática contribui para o desenvolvimento da consciência corporal, concentração, memória e coordenação motora. "A arte dança é um alimento para mente e para alma, ela te conecta com o mais profundo 'eu'. Quando minha mente não consegue mais pensar e minha boca não consegue sair mais nenhuma palavra é quando deixo meu corpo falar", pontua.
Também no evento, a bailarina, professora e coreógrafa, Meire Maria (Associação Contágius e da Cia. de Dança e Teatro Contágius), conduz um bate papo intitulado 'Dança na Cultura Corporal'. O encontro reunirá representantes de cinco escolas de dança de Palmas para discutir questões relacionadas à tematização das atividades corporais expressivas. No bate-papo entre companhias palmenses participam Contagius Cia de Dança e Teatro, Innovare Escola de Dança, Lamira Artes Cênicas, Ninho Cultural e Verbo Dance.
"A dança é uma expressão artística considerada um elemento fundamental para a cultura local e, sobretudo, mundial. Certamente contribuiu para o desenvolvimento e fortalecimento da Arte e Cultura Tocantinense, o público desta arte é enorme em nosso estado, e, este projeto da Galeria Amam vem ampliar este alcance e principalmente fomentar sua diversidade, divulgando e homenageando os profissionais da área. Um projeto arrojado e inusitado!", diz a bailarina.
Segundo Ronan Gonçalves, curador da Aman Galeria de Arte e organizador do Festival Calorosa, o evento ajuda a fortalecer a identidade musical e cultural tocantinense, ao mesmo tempo que impulsiona o mercado artístico e a economia criativa local. O festival se tornou uma referência para profissionais e amantes das artes, promovendo a difusão da cultura do Tocantins e valorizando as produções artísticas diferenciadas.
"O evento será uma oportunidade para vivenciar a magia da dança e celebrar a diversidade cultural. Queremos todos se envolvendo nos movimentos, ritmos e emoções que permeiam esse universo artístico único", afirma o curador.
O Festival Calorosa também é uma oportunidade para os visitantes apreciarem e adquirirem as obras que estão na exposição coletiva 'Siga Seu Coração', que continua aberta ao público até o final de junho. A exposição apresenta obras de talentosas artistas plásticas tocantinenses, proporcionando uma experiência enriquecedora para os amantes da arte.
Siga seu Coração
A Exposição Coletiva 'Siga Seu Coração' continua recebendo visitantes e disponibilizando obras para venda até o mês de junho. A Galeria de Arte AMAN, que une formação, exposição e comercialização de objetos artísticos, apresenta trabalhos assinados por dez talentosas artistas plásticas tocantinenses: Gabriella Agostini, Jaqueline Milhomem, Katiuscia Costa, Lara Faez, Laís Freitas, Marina Boaventura, Marizeth Ferreira Leite, Patrícia Cabral, Sara Gomes.