Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Visando o fortalecimento do sistema de vigilância para as doenças de importância para a cadeia produtiva de aves, com ênfase na Influenza Aviária, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) está intensificando as ações de vigilâncias em propriedades próximas a áreas com concentração de aves migratórias.

As ações estão sendo desenvolvidas, principalmente, nas regiões próximas a corpos d’água como o Parque Estadual do Cantão, APA da Ilha do Bananal, Rio Araguaia e Tocantins, onde há a presença de aves migratórias. Nesta semana foram realizadas ações na região de Araguaína e Tocantinópolis, no norte do Estado.

“A Adapec vem intensificando este trabalho no Estado como medida preventiva, uma vez que o País está em estado de emergências zoossanitária em virtude do surgimento de casos de influenza aviária em aves silvestres e recentemente em aves doméstica de subsistência, por isso, estamos visitando propriedades de subsistência e comércio local ou de produção comercial de pequena escala, visando assim orientar os produtores, detectar casos suspeitos e prevenir a introdução da doença no estado do Tocantins,” disse o gerente de sanidade animal da Adapec, Sérgio Liocadio.