Com previsão de entrega para o final deste ano, o Centro de Canoagem de Araguaína ingressa em uma fase acelerada de andamento e já está com quase 20% da obra concluída. A fundação e a colocação das estacas estão prontas, a estrutura de alvenaria e escavação das piscinas já iniciaram e, na próxima semana, começa a construção da cobertura.
“Com esse Centro de Canoagem, vamos unir esporte e meio ambiente, aumentando o patamar de Araguaína, tanto em qualidade de vida, como na geração de oportunidades. Tenho certeza de que nesse local vão ser formados futuros atletas profissionais de alto rendimento”, ressalta o prefeito Wagner Rodrigues.
Hoje, a referência brasileira na canoagem é o atleta Isaquias Queiroz, dono de dezenas de títulos internacionais, entre eles quatro medalhas olímpicas.
Oportunidade para jovens e veteranos
O projeto tem previsão de investimento de R$ 4,5 milhões oriundo de uma emenda parlamentar destinada pelo senador Eduardo Gomes, além de R$ 100 mil de contrapartida da prefeitura. O objetivo é que o Centro de Canoagem sirva de espaço para treinamento e competições de nível nacional, além de receber alunos que nunca tiveram contato com o esporte.
A estrutura, de 1.719 metros quadrados, contará com três salas de aula para 105 alunos, além de sala de reunião com 50 assentos, uma piscina para as primeiras remadas, vestiários e banheiros com acessibilidade, academia, cozinha, refeitório, sala de primeiros socorros, depósitos, oficinas e áreas administrativas.
“Toda a área também será cercada com alambrado e receberá um guarda-corpo na parte externa e em toda a extensão do píer que dá acesso ao lago”, reforça a engenheira civil Agnes Julianna Barreto, fiscal do projeto.
Região em expansão
O novo polo esportivo de Araguaína está sendo instalado no final da Via Lago, com acesso pela faixa sentido centro. A região já conta com o Complexo Poliesportivo Pedro Quaresma e, até o final de 2023, receberá um shopping center.