Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foi aprovado por unanimidade, nessa quinta-feira, 29, na Câmara de Vereadores de Gurupi, o Projeto de Lei nº 030, de autoria do executivo municipal, que autoriza a Prefeitura a doar ao Governo do Estado, dois lotes de 900 m² que serão destinados à construção do futuro prédio da Cidade da Polícia Civil de Gurupi.

As tratativas para que a Prefeitura de Gurupi pudesse fazer a cessão de um terreno para o Governo do Estado, no sentido de viabilizar a construção da Cidade da Polícia em Gurupi, iniciaram ainda no ano de 2022, mais precisamente no dia 5 de dezembro, quando o delegado-regional Joadelson Rodrigues encaminhou ofício à prefeita Josi Nunes, pleiteando a doação dos lotes que estão localizados no Setor União 5, no centro de Gurupi.

“Por entendermos a necessidade de que a Polícia Civil do Tocantins possa contar com sede própria, na cidade de Gurupi, iniciamos esse movimento junto ao executivo municipal, para que um terreno pudesse ser disponibilizado à Segurança Pública para esse fim. Nesse sentido, contamos com total apoio do secretário da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira, que de pronto, encampou a ideia e entrou em contato com a prefeita Josi Nunes, fornecendo as garantias necessárias para a construção do prédio da PC-TO, em Gurupi”, explicou a autoridade policial.

Estrutura Melhor

Importante ressaltar que a construção do prédio da Cidade da Polícia Civil, em Gurupi, representará, além da melhora na estrutura e nas acomodações das mais de dez delegacias que atualmente funcionam no imóvel locado, uma economia aos cofres públicos de cerca de R$ 20 mil, que é o valor atualmente pago com a locação do prédio.

“Já temos um projeto para a construção das futuras instalações da Polícia Civil em Gurupi e que contempla mais de dez delegacias com toda a infraestrutura voltada para atender as necessidades dos policiais civis, demais servidores que trabalham nas unidades”, disse o delegado Joadelson. Além disso, com a ampliação dos espaços, também será possível prestar um atendimento com ainda mais qualidade à população que procura os serviços da Polícia Civil todos os dias.

O projeto de instalação da Polícia Civil em Gurupi também prevê que expansão de unidades e construção de novas Delegacias possam ser implementadas, em consonância com o crescimento da cidade e a necessidade do serviço policial.

Parceria

Para o secretário da SSP, Wlademir Mota Oliveira, a aprovação do projeto de lei pela Câmara de Vereadores de Gurupi demonstra o comprometimento dos parlamentares e da prefeita Josi Nunes com a segurança pública.

“Gostaria de agradecer o empenho, a dedicação e a sensibilidade da prefeita Josi Nunes, entendendo a necessidade do fortalecimento da Polícia Civil. Também quero estender os agradecimentos aos nobres parlamentares da Câmara de Vereadores que em um gesto muito nobre, aprovaram por unanimidade esse projeto que é tão importante para a cidade, uma vez que a Segurança Pública é dever do Estado, mas é de responsabilidade de todos”, destacou o gestor da SSP-TO.

O delegado-geral da Polícia Civil do Tocantins, Claudemir Luiz Ferreira, elogiou a aprovação do projeto e ressaltou que o fortalecimento da Polícia Civil tem por única e exclusiva finalidade a proteção do cidadão, visto que a 7ª Delegacia Regional de Gurupi, atende no total a 17 cidades circunvizinhas que também serão diretamente beneficiadas pelas obras.

“A aprovação nos deixa muito felizes, pois entendemos que uma Polícia Civil mais forte se faz com a participação de todos, por isso, os dois lotes que foram doados ao Estado serão muito bem aproveitados e passarão em um futuro próximo a abrigar a sede da Polícia Civil em Gurupi. Dessa forma, agradeço a gestora municipal, Josi Nunes, que enviou o projeto à Câmara Municipal e também aos vereadores que acolheram e deram mais esse voto de confiança a Polícia Civil do Tocantins”, destacou.

Por fim, o delegado Joadelson ressaltou a importância do ato, pois há muitos anos, a Polícia Civil sonha em construir sua sede própria em Gurupi. “A votação realizada na manhã de hoje da Câmara Municipal é emblemática, pois marca o primeiro passo concreto para que a Cidade da Polícia de Gurupi, venha a se tornar realidade em nossa cidade. Agradeço o empenho da prefeita Josi Nunes, dos vereadores, do nosso delegado-geral Claudemir, da diretora de polícia do Interior, Ana Carolina Coelho Marinho, de todos os policiais civis integrantes da 7ª DRPC, que muito contribuíram para o desfecho favorável desse pleito e, sobretudo, do nosso secretário Wlademir que não mediu esforços para que esse projeto viesse a ser aprovado”, concluiu o delegado-regional.