Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Chico Sisto

Foto: Chico Sisto

A pedido da comunidade, a Câmara de Palmas (CMP) realizou uma reunião para discutir a possibilidade de criação do distrito Taquaruçu Grande. O presidente da Casa de Leis, vereador Folha (PSDB), conduziu o debate, que contou com a presença de vereadores, autoridades municipais e estaduais, empresários e membros da comunidade local. O encontro ocorreu na noite da última sexta-feira, 30, no espaço Estância Machado, que fica na região.

Na oportunidade, Folha destacou os benefícios que podem chegar à comunidade com a criação do distrito, como a possibilidade de mais investimentos e serviços públicos, assim como vem acontecendo com Luzimangues, distrito de Porto Nacional. “O que nós queremos para Taquaruçu Grande é o mesmo que tem acontecido com Luzimangues, que também era uma região rural e hoje, depois da criação do distrito, recebe inúmeros investimentos, fomenta a economia e gera empregos e renda. Acredito que Luzimangues pode ser um exemplo para Taquaruçu Grande”, enfatizou o vereador.

O presidente da Casa de Leis também ponderou sobre como a criação do distrito pode contribuir para o processo de regularização fundiária, visto que Palmas possui cerca de 200 loteamentos sem regularização, sendo aproximadamente 34 deles em Taquaruçu Grande, o que dificulta a chegada de benefícios para a população. "Precisamos definir o perímetro urbano de Taquaruçu Grande e regularizar os loteamentos para que o Poder Público consiga enviar os benefícios que a população necessita, pois, sem a regularização, o Município e nós ficamos impedidos pela lei de realizar qualquer benfeitoria em favor de quem mora na região", ressaltou Folha.

Durante a reunião, alguns moradores tiveram a oportunidade de apresentar suas demandas. Maria Alice dos Santos, por exemplo, pediu maior empenho dos vereadores na busca por melhorias para a escola e o posto de saúde de Taquaruçu Grande. Os empresários presentes também expressaram suas opiniões, destacando que a criação do distrito trará benefícios para aqueles que desejam investir na região.

Ao encerrar a reunião, o presidente Folha ressaltou que o próximo passo será coletar as assinaturas necessárias para viabilizar a criação do distrito. Ele explicou que, após obter o número adequado de assinaturas, uma comissão será formada para discutir os limites territoriais viáveis para Taquaruçu Grande. Em seguida, a proposta será apresentada à comunidade e, se aceita por todos, os procedimentos para atender aos requisitos legais de transformação da região em distrito serão seguidos. A previsão é de que até setembro a Casa de Leis tenha todos os dados e documentos prontos para serem apresentados aos moradores.

Também participaram do encontro os vereadores Benna Maia (União), Eudes Assis (PSDB), Joatan de Jesus (Cidadania), Nego (sem partido), Pedro Cardoso (União) e a vereadora Professora Iolanda Castro (PTB). Representando o governador Wanderlei Barbosa, estava o secretário de Governo, Jairo Mariano, acompanhado do secretário executivo da pasta, Etinho Nordeste. O presidente da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes), Márcio Reis e o ex-prefeito de Palmas, Fenelon Barbosa, também marcaram presença.