Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Mateus Soares

Foto: Mateus Soares

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), promove nesta sexta-feira, 7, mais uma reunião para tratar de ações preventivas contra a influenza aviária (H5N1), na sede da Adapec, em Palmas. As reuniões ocorrem a cada quinze dias e visam a avaliação das atividades realizadas e a criação de diretrizes para novas ações, em virtude do estado de emergência zoosanitária decretado em 15 de maio.

Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), atualmente o Brasil registrou 61 casos de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) nos estados do Espírito Santo, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. É preciso reforçar que o Tocantins não registrou nenhum caso confirmado da doença.

Para o auditor fiscal da Superintendência Federal da Agricultura (SFA/TO), Welciton Assunção, essas ações já são preconizadas no plano estratégico proposto pelo Mapa, sendo de extrema importância esse envolvimento dos órgãos parceiros.

“É impossível falar em diretrizes de prevenção à influenza aviária sem que haja essa correlação entre saúde humana e saúde animal, principalmente por se tratar de uma zoonose”, pontua.

Durante a reunião estiveram presentes representantes da Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria Municipal da Saúde (Semus), Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), Conselho Regional de Medicina Veterinária do Tocantins (CRMV/TO), Polícia Ambiental, Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses de Palmas (UVCZ) e Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS).

Prevenção

A atenção deve ser redobrada nesse momento. Ao observar aves doentes ou mortas, sendo elas domésticas ou silvestres, não toque no animal, mantenha distância mínima de 2 metros e informe imediatamente a Adapec pelo Disque-Defesa, através do 0800 063 1122, se preferir pelo site to.gov.br/adapec ou pelo e-mail pesaadapec@gmail.com.

Em caso de pessoas expostas a aves suspeitas ou confirmadas para a Influenza Aviária, informar imediatamente a Secretaria de Saúde, ligue para o CIEVS pelo telefone 0800 642 7300.