Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Brenda Ramos

Foto: Brenda Ramos

A Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), participou da Operação Especial intitulada “Férias Seguras”, com o objetivo verificar os requisitos técnicos dos produtos e evitar que os consumidores tenham problemas que podem ser evitados. A ação fiscalizatória aconteceu em Palmas, durante uma semana, com a verificação dos seguintes produtos: Capacetes, Pneus para Motocicletas, Dispositivo de Retenção para Crianças, Churrasqueira e Grill Elétricos.

Os técnicos da área de Qualidade visitaram sete estabelecimentos comerciais em Palmas e fiscalizaram mais de 200 produtos no mercado local e não foi encontrada nenhuma irregularidade.

Para a presidente da Agência de Metrologia, Grazyelli Oliveira, é "extremamente gratificante ver o alinhamento e o respeito entre empresário e consumidor. A cada vez que terminamos uma operação sem irregularidades ficamos certos de que a população tem sido cada vez mais beneficiada com as ações da rede Inmetro”, reforça a gestora da pasta.

Sobre a Certificação Inmetro

No caso da certificação compulsória (obrigatória), que é determinada para produtos que coloquem, de alguma forma, a vida ou a saúde do consumidor em risco, a AEM atua na fiscalização, no momento da comercialização, verificando se ostentam a marca do Inmetro e se atendem aos requisitos.

A certificação é feita por Organismos de Certificação Credenciados - OCC no Sistema Brasileiro de Certificação.