Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Dicom SSP/TO

Foto: Dicom SSP/TO

Um total de 62 prisões realizadas, mais de 136 kg de substâncias entorpecentes apreendidas, 22 armas de fogo localizadas, 41 mandados de busca e apreensão cumpridos, nove veículos apreendidos e quase R$ 50 mil em dinheiro provenientes de ações criminosas retirados de circulação. Esse é o resultado das ações realizadas pelas Divisões Especializadas que compõem a Diretoria de Combate à Corrupção e o Crime Organizado (Dracco) do Tocantins, somente no último mês de junho, em todo o Estado. 

O balanço divulgado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), nesta segunda-feira, 10, demonstra o comprometimento e a intensificação das ações e operações que tem por finalidade trazer mais paz e tranquilidade a toda à população.

(Foto: Dicom SSP/TO)

Nesse sentido, de Norte a Sul do Tocantins, as divisões especializadas da Polícia Civil, que englobam as Divisões de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPPs) de Palmas, Araguaína e Gurupi; as Divisões de Combate ao Crime Organizado (DEICs), presentes em Palmas, Araguaína e Gurupi, Guaraí, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins; bem como as Divisões de Combate a Crimes Cibernéticos (DRCC), Delegacia Especializada na Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente e Conflitos Agrários (Deleagro), deflagraram várias operações no sentido de desvendar crimes diversos e identificar seus autores.

Números expressivos

Com o aprofundamento das investigações, as unidades especializadas da PC-TO conseguiram prender 35 pessoas em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, sobretudo. Além disso, também foram cumpridos 19 mandados de prisões preventivas, pelos crimes de tráfico de drogas e homicídios, além de oito mandados cumpridos de prisões temporárias contra investigados por crimes diversos.

Ações descentralizadas

Conforme explica o diretor-geral da Dracco, delegado Afonso José Azevedo de Lyra Filho, as ações das Divisões que compõem a diretoria foram deflagradas em todo o Estado, sendo que as prisões e apreensões são parte de investigações que já estavam sendo desenvolvidas pelas Unidades.

“Os resultados significativos alcançados somente no último mês de junho pelas Divisões Especializadas da Polícia Civil são fruto de um intenso trabalho investigativo e de inteligência policial, onde foi possível identificar, representar judicialmente e dar cumprimento aos mandados judiciais em desfavor de indivíduos que já eram investigados por crimes graves como homicídios e tráfico de drogas. Além disso, no decorrer das operações realizadas em todo o Estado, 35 pessoas foram presas em flagrante, bem como mais de 136 kgs de drogas, 22 armas de fogo e nove veículos de origem criminosa foram retirados de circulação, o que representa um duro golpe na criminalidade”, pontuou o diretor.

 (Foto: Dicom SSP/TO)

 (Foto: Dicom SSP/TO)

Ações integradas

O êxito alcançado pelas unidades da Dracco no mês de junho, se deve ao empenho e dedicação dos policiais civis no tocante ao aspecto investigativo, muitas vezes, com auxílio de outras delegacias para a identificação de indivíduos suspeitos por crimes como homicídios e tráfico de drogas, facilitando assim a localização e consequente prisão dos mesmos.

O delegado Afonso reitera ainda que as ações e operações da Polícia Civil tem por base proteger o cidadão e desvendar os crimes ocorridos fazendo com que a justiça possa ser feita. “Ficamos imensamente satisfeitos com os números atingidos, pois isso é uma demonstração de que as unidades ligadas à Draco, bem como todas as demais delegacias circunscricionais da PC-TO estão empenhadas na investigação criminal e na elucidação dos delitos, pois assim, toda a população pode desempenhar suas funções cotidianas com mais paz tranquilidade e segurança”, finalizou a autoridade policial. (SSP/TO)