Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Julho Verde é uma campanha criada pela Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG Brasil) e apoiada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do Câncer de Cabeça e Pescoço, visto que quanto antes descoberto, maior eficácia no tratamento. A escolha do mês de julho coincide com o Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço, celebrado no dia 27 de julho.

O principal objetivo da campanha é chamar atenção para tumores que muitas vezes apresentam sintomas negligenciados, aumentando casos de diagnóstico tardio, que prejudicam a qualidade de vida do paciente. Dentre as manifestações temos: rouquidão persistente, nódulos no pescoço, dificuldades para engolir, aftas, manchas brancas na boca, mudança de voz e lesões com sangramento e de cicatrização demorada.

Segundo a médica cirurgiã do serviço de Cabeça e Pescoço do Hospital Geral de Palmas (HGP), Rayla Souza, “os principais fatores de risco do câncer de cabeça e pescoço está atrelado com tabagismo e consumo excessivo de álcool, especialmente os tumores de boca, laringe, hipofaringe e orofaringe. Outro fator é representado pela infecção pelo HPV, que também pode ser a causa da doença”.

Ela explica que “os tumores de cabeça e pescoço podem acometer a boca, a língua, o palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireoide e seios paranasais. O que mais preocupa os médicos é o fato de 60% dos diagnósticos serem descobertos quando as chances de cura e as sequelas já são maiores”, complementou.

A fonoaudióloga do Ambulatório de Especialidades do HGP, Patrícia Policeno, e voluntária da Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ACBG), explica que “o câncer de cabeça e pescoço provoca alterações fonoaudiológicas com impacto na deglutição, respiração, voz, motricidade orofacial e mastigação. Nós somos o profissional habilitado para avaliação e reabilitação dos distúrbios de fala, audição, voz, deglutição e motricidade orofacial, decorrentes do tratamento do câncer. A escolha do tratamento é definida pelo médico, mas são sempre consideradas pela equipe multidisciplinar, a possibilidades de preservar a fala, a voz, a mastigação e o mecanismo de deglutição, e também pode causar deformidades estéticas, além de consequências econômicas e emocionais, impactando a vida do paciente e família”.

O paciente Almir Ferreira de Castro, de 61 anos, faz acompanhamento no HGP, após diagnóstico de câncer na orofaringe, descoberto em setembro de 2021. A filha dele, Eduarda Marra, relata que o pai um dia começou a reclamar de dor na garganta. “Ele começou a emagrecer muito rápido, perdeu 10kg em um mês, além da dificuldade para respirar e voz rouca. Devido a teimosia dele de não queria ir ao hospital, o diagnóstico veio tarde, mas nós suspeitávamos que poderia ser câncer pois ele já tinha uns ‘caroços’ no pescoço, já não conseguia comer e nem beber, pois engasgava”.

“Quando finalmente consegui levá-lo até o HGP para uma consulta, a glote dele já estava praticamente fechada, no mesmo dia que consultamos com a Dra Rayla ela já internou ele. E começamos a correria pra tentar operar, porém já estava muito avançado e era um tumor inoperável. Teve hemorragia, ficou entubado na UCI, depois que saiu, fez sessões de radioterapia e quimioterapia. Hoje ele sabe que é um paciente paliativo, aceita a doença e aprendeu a viver com ela, e tem consciência que deveria ter procurado ajuda antes para um diagnóstico precoce”.

Dados

Segundo dados do setor de Qualidade do HGP, entre junho e dezembro de 2022, o HGP realizou cerca de 300 cirurgias de Cabeça e Pescoço. E de janeiro até junho de 2023 já foram realizadas 315 cirurgias ou procedimentos.

Campanha

A Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ACBG Brasil) realiza a 7ª Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço. O tema escolhido para 2023 é ‘Câncer? Não perca a cabeça!’, que pretende alertar a população sobre a importância do autocuidado e atenção aos primeiros sinais e sintomas da doença.

Na quinta-feira, dia 27, é comemorado o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço e o HGP promoverá ações de sensibilização sobre o câncer. Na ocasião, serão entregues materiais informativos aos pacientes e servidores da unidade.