Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com a proposta de continuidade e ampliação das ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) ao agricultor familiar, o Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins), está implementando, de norte a sul do Estado, o Plano Ater Tocantins, uma estratégia elaborada pelo órgão para o desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar. Para isso, o órgão conta com uma extensionistas rurais capacitados, além de programas, convênios e parcerias, para desenvolver e fortalecer ainda mais as atividades produtivas das famílias rurais.

A novidade deste semestre proposta pelo Governo é o Programa Estadual de Aquisição de Alimentos (PAA) e a Compra com Doação Simultânea pela Companhia Nacional do Abastecimento (Conab). segundo o presidente do Ruraltins, Washington Ayres, "esse programa é extremamente importante para a agricultura familiar, pois garante a venda dos produtos, fortalece a economia local e possibilita a doação dos produtos adquiridos a entidades com perfil social".

Outras ações relevantes neste primeiro semestre foram os resultados das Unidades de Referência Tecnológica (URTs) instaladas em regiões estratégicas do estado visando a disseminação e transferência de tecnologias na implantação e recuperação de pastagem por meio da integração lavoura-pecuária.

Essas URTs são fruto de parceria com a ABCZ, pelo programa Integra Zebu, instaladas nos municípios de Natividade, Araguatins, Ponte Alta do Tocantins, Palmas e Porto Nacional, Aliança.

Assistido pelo Ruraltins, o produtor Emanuel tem uma propriedade de 110,35 hectares de terra e um plantel de 220 cabeças de gado nelore, e vem investindo no pastejo rotacionado e na produção de silagem para garantir a nutrição animal do seu rebanho principalmente no período de estiagem. E, seguindo as orientações técnicas do Ruraltins, fez o plantio integrado de capim, sorgo e milho.

Satisfeito com a colheita, o produtor colheu mais de 850 toneladas de silagem. E os resultados e as tecnologias da boa produtividade foram apresentados em dia de campo realizado na propriedade, e reuniu centenas de produtores da região.

Ainda no desenvolvimento da pecuária, também ocorreram treinamentos de melhoramento genético de bovinos, onde foram apresentadas práticas e tecnologias para aprimorar a produção agropecuária.

O Ruraltins também teve participação ativa em eventos e encontros regionais. O Fórum da piscicultura foi um evento importante para o setor, onde foram discutidos temas relacionados ao desenvolvimento e fortalecimento da aquicultura no estado. Esses eventos promovem a troca de experiências, o networking e contribuem para a disseminação de boas práticas e tecnologias no setor.

Outra ação relevante é a participação e o apoio do Instituto nas feiras da agricultura familiar. Na feira de Combinado participaram 41 produtores da agricultura familiar dos municípios de Combinado, Lavandeira, Novo Alegre, Taguatinga, Arraias e Aurora. O evento proporcionou um espaço para a comercialização de produtos agropecuários e derivados.

O apoio na realização da Feira Agrosudeste, importante evento para o setor agropecuário na região Sudeste do estado, proporcionou aos produtores rurais a oportunidade de conhecer as últimas novidades do setor, onde foram apresentadas tecnologias, produtos e serviços relacionados à agricultura e pecuária, tiveram grande participação do Ruraltins.

Outro evento de destaque foi a Agrotins 2023, maior feira agrotecnológica do estado na região Norte do país no Tocantins, onde foram apresentadas de negócios, e oportunidade para produtores rurais e agricultores familiares conhecerem novas tecnologias.

O Ruraltins participou com inovações tecnológicas, palestras e cursos voltados para a agricultura familiar. A Exposilva ocorrida em Silvanópolis, também merece destaque, por ser uma oportunidade para os produtores rurais, agricultores familiares e agropecuaristas da região realizarem bons negócios, além de receberem palestras com técnicos especialistas do Ruraltins.

Outras ações realizadas foram a entrega de mais de cinco mil kits de sementes do programa "Mesa Farta", em parceria com a Secretaria da Agricultura e Pecuária do Tocantins, que ainda estão em fase de conclusão com mais de dez mil kits para serem distribuídos. O Ruraltins realizou ainda nesse período a prestação de contas do Programa ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono), que por meio deste Instituto com os parceiros envolvidos promove o desenvolvimento rural sustentável, incentiva a adoção de práticas inovadoras e oferece capacitação técnica aos produtores rurais, que visa o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade de vida no campo.

Essas ações demonstram o compromisso do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins em promover o desenvolvimento sustentável do meio rural, ao apoiar os agricultores e pecuaristas, e disseminar tecnologias e conhecimentos para fortalecer a economia agrícola do estado.

Dentre essas atividades, destacam-se os programas de capacitação e treinamento voltados para os agricultores e pecuaristas. Foram oferecidos cursos e workshops sobre temas como manejo sustentável do solo, técnicas de irrigação, boas práticas agropecuárias, diversificação de culturas, entre outros. Essas capacitações têm como objetivo fornecer aos produtores rurais as ferramentas e conhecimentos necessários para melhorar a produtividade, reduzir os impactos ambientais e aumentar a rentabilidade de suas atividades.

Essas iniciativas e ações do Ruraltins evidenciam o compromisso em promover o desenvolvimento rural sustentável, impulsionar a produtividade e a qualidade de vida no campo, bem como fortalecer a agricultura familiar como um todo.